domingo, 17 de abril de 2011

FUTEBOL AO VIVO


Foto: José de Arimatéa dos Santos

Acompanho futebol de todas as maneiras, seja na tv, no rádio, no jornal e pela internet. Sou daqueles que paro para escutar e/ou ver a resenha e o domingo para mim é o dia máximo dessa atividade futebolística. Quando o programa Fantástico da Globo era interessante esperava até tarde para ver os gols da rodada. Hoje não é necessário tanta espera, pois podemos acompanhar lance a lance pela internet e à noite as mesas redondas se multiplicam pelos canais de tv. São nesses programas que os lances dos jogos são esmiuçados ao extremo. As dúvidas quanto a penalidade ou não ou quanto ao impedimento do jogador em determinada jogada. Nisso, juntam-se comentaristas, repórteres e jogadores para debater futebol.
A globalização atingiu em cheio o meio futebolísticos pelas cifras milionárias e um jogo entre Barcelona e Real Madri desperta paixão e curiosidade entre os amantes do esporte em que o Brasil é primeiríssimo mundo e protagonista de primeira linha. Além desse clássico que está a movimentar o mundo, posso afirmar sem medo que essa peleja se reveste de tamanha importância devido a participação de vários jogadores brasileiros e do maior jogador de futebol da atualidade que é o argentino Lionel Messi. Para o desportista é importante acompanhar os vários campeonatos de futebol pelo mundo e aqui no Brasil os não menos importantes campeonatos regionais e nacionais. Infelizmente a mídia está dando mais cartaz aos campeonatos estrangeiros. Mas mesmo assim o brasileiro quer saber e se interessa pelo seu time do coração e torce pelo bom desempenho de seu clube seja no campeonato regional, Copa do Brasil ou campeonato brasileiro.
Aos sábados, domingos e no meio de semana o cardápio futebolístico é recheado de opções e em todas as cores. Se é o rival que está jogando, torcemo pelo insucesso dele e hegemonia queremos que seja sempre do nosso clube. Gosto de ver futebol no estádio ou naquele surrado campinho que se transforma em palco para o velho e ótimo futebol amador. Se o jogo é de profissionais, procuro observar cada detalhe que vai desde a entrada do trio de árbitro aos dois times que farão o jogo. É incrível o número de pessoas que vãos as praças esportivas para ver os jogos e o acompanhamento que a mídia dispensa a esses eventos. Por fim, mesmo com a televisão privilegiando jogos internacionais na sua maioria, o torcedor brasileiro vai aos estádios para torcer e vibrar com o melhor do futebol em qualquer parte desse país pentacampeão do mundo.

Nenhum comentário: