domingo, 10 de julho de 2011

FUTEBOL, A ARTE BRASILEIRA

Foto: José de Arimatéa dos Santos
O futebol é a arte mais brasileira e a paixão do povo brasileiro por esse esporte ultrapassa todo e qualquer sentido. Incrível que em toda esquina de toda rua e de todos os recantos do país se vê o debate ou melhor as verdadeiras mesas redondas. Futebol está em primeiro lugar. Cada um com seu time e engraçado que  toda vez que o torcedor descamba a enumerar os títulos ou vitórias acachapantes de seu time de coração sobre outro, pode ter certeza que aí já é a apelação e o debate começa a cair o nível. Podemos até comparar com os debates dos políticos quando começam a discorrer a respeito da vida privada de outro candidato.
Digo que o futebol é afirmação do povo brasileiro e que orgulha e muito todos nascidos nesse país tão rico e que infelizmente ainda muito desigual socialmente e até com o trabalho escravo em algumas partes desse Brasil. Mesmo assim em todo lugar preserva-se o campinho de futebol, seja no meio da rua esburacada ou na aldeia dos índios em plena floresta amazônica. Cada estado brasileiro tem dois ou três times com as maiores torcidas, fora os que torcem para times de Rio-São Paulo. Eu mesmo tenho preferência por três times. Tem quem defenda que o coração só cabe um time. Discordo. Há espaço no coração para vários clubes.
Infelizmente no futebol o sentido da falta de democracia, advindo da ditadura militar, ainda é tão presente. Muitos dirigentes simplesmente tomam de assalto e passam longos anos à frente dos clubes. Isso reforça a falta de democracia e o pior a corrupção campeia facilmente. Denúncias de falcatruas no futebol nacional e internacional pipocam na mídia sempre.
Mas mesmo assim a magia do bom futebol e a alegria do gol supera tudo isso e a beleza da jogada desconcertante repetida exaustivamente na tv durante a semana faz do jogador de futebol um artista. Alguns se tornam até celebridade e influenciam muita gente. O jogador Neymar faz sucesso e o que tem de corte de cabelo igual ao de Neymar, incrível! Isso é bom. Melhor que imitar jogadores internacionais. Esperar que o Brasil até 2014 volte a jogar o seu futebol. O futebol brasileiro.

Nenhum comentário: