sábado, 22 de outubro de 2011

ENEM E A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO

Neste final de semana em todo o Brasil ocorrem as provas do ENEM(Exame Nacional do Ensino Médio) que procura avaliar os conhecimentos dos nossos alunos. É uma operação gigantesca por parte do Ministério da Educação e que procura avaliar o ensino médio nos quatro cantos do país. Essa avaliação tem uma qualidade que é medir as habilidades dos alunos de forma interdisciplinar exigindo o raciocínio e mede o conhecimento de forma global. Uma questão pode contemplar assuntos que vão da matemática a geografia, obrigando o aluno ter noção de cálculo juntamente com o de geografia ou de outra disciplina.

Sabemos o quanto vai mal a educação nesse Brasil a fora, mesmo nos grandes centros. Critico o ENEM na forma como foi criado, pois primeiro se avalia o aluno sem antes dar melhores condições à escola. Por que não investiu de verdade primeiro na educação fundamental? Com os verdadeiros investimentos na escola é possível em médio prazo fazer as devidas avaliações do ensino. Infelizmente nossos governantes atacam as consequências e não as causas. O que vemos hoje nas escolas é a falta do mais básico para o aluno e para o profissional do ensino desenvolver seu trabalho de forma digna.
A valorização do professor é uma obrigação e não se deve aceitar mais a educação como mera plataforma eleitoreira.Salário melhor significa um melhor desenvolvimento do trabalho em sala de aula e auto-estima lá em cima para o mestre. A melhora na educação significa para o Brasil a inserção no clube dos países desenvolvidos, um exemplo é o Japão.
Não diminuo o valor do ENEM, mas é importante aproveitar esse momento para se debater a educação e procurar novas alternativas para melhorar cada vez mais o ensino dos nossos filhos. A sociedade em geral deve exigir mais do que nunca um ensino de qualidade. Que o ensino público volte a ser o que foi no passado. Está mais que na hora de um ensino de qualidade. Que se melhore a escola, principalmente a pública. Defendo um ensino inclusivo e de qualidade em que ricos e pobres tenham uma escola de primeira. O ENEM já é o começo e precisa de melhor estrutura para a devida evolução do ensino no Brasil.

Nenhum comentário: