sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

INVERSÃO DE VALORES

José de Arimatéa dos Santos
Na década de oitenta os brasileiros nas grandes e médias cidades brasileiras foram às ruas a clamar por eleições diretas para presidente da República. Estávamos em plena ditadura militar em que os presidentes da República eram militares e eleitos indiretamente através do Colégio Eleitoral. O povo brasileiro não tinha esse direito sagrado de escolher seu presidente da República.
Trinta anos depois o brasileiro volta a se manifestar e a encher às ruas com um componente incomum em que se reúnem milhares de pessoas convocadas via redes sociais. Muito interessante e salutar para o amadurecimento cada vez maior da democracia e da cidadania. Sinal que alguma coisa aos poucos vai mudando e desperta em cada brasileiro que só através da pressão para que as melhorias nas condições de vida aconteçam.
O porém de tudo isso atualmente nas manifestações que acontecem diariamente é que a violência se faz presente. Quando não é a força policial que acredito está ainda despreparada para grandes concentrações populares, surgem grupos mascarados a fazer quebra, quebra em patrimônios públicos e privados. Lamentável em todos os sentidos.
Faz-se necessário encontrar um equilíbrio para que os cidadãos possam ir ás ruas tranquilos e certos de fazer história e mudar essa conjuntura de acontecimentos que envergonham a nação perante o mundo. A violência não se justifica em nenhum sentido. Infelizmente nessa onda de tanta violência que se abate sobre o Brasil tem ainda pessoas que torcem e incentivam a violência que beiram a barbárie. E para culminar com tudo isso aconteceu a lamentável morte de um cinegrafista da tv Bandeirantes.
Se o brasileiro foi ás ruas e conseguiu derrubar a ditadura militar de “cara limpa” e sem violência a trinta anos atrás por que hoje não pode fazer da mesma forma?  Não dar para compactuar com a violência em nenhum sentido. Estamos a poucos dias de realizar um grande evento mundial de futebol que é a Copa do Mundo e é preciso que nas manifestações que certamente acontecerão não ocorra mais tanta violência.
É importante reforçar e promover uma cultura de paz. Desarmar os espíritos. A democracia é feita pelos contrários. Ninguém deve aceitar e muito menos promover o medo e a violência. Todos nós devemos ter nossa opinião e ter a coragem de expô-la. Respeitar a opinião dos nossos semelhantes e fazer de tudo para que as liberdades sejam respeitadas. É assim que se faz uma grande nação em que cada cidadão saiba reivindicar seus direitos de forma pacífica, contudo firme e forte em seus propósitos.

Nenhum comentário: