domingo, 7 de fevereiro de 2016

AMADO E ODIADO

Imagem retirada do: http://www.bce.unb.br/2015/02/funcionamento-da-bce-carnaval-2015/
Todos os anos nesse período do ano, vemos as pessoas a falar bem e também mal do carnaval. É natural esse maniqueísmo e principalmente numa sociedade onde as informações “correm” numa velocidade estonteante e faz desse dualismo amar/odiar o carnaval se transformar em posições acaloradas de um lado e de outro.
Os que são contra o carnaval se baseiam principalmente que o estado não deva financiar essa festa tão grandiosa em nosso país, contudo em muitas cidades a folia momina por si só se impõe e os governos nessas localidades têm que administrar essa festa através do funcionamento dos serviços básicos de apoio aos turistas. Tem ainda os exagerados de plantão que associam o carnaval ao mais profundo dos maus que atormentam a nossa sociedade. Quanto a isso o mal está presente com carnaval ou não e durante o ano inteiro, infelizmente.
O carnaval não é só samba e mesmo sabendo que o início do carnaval se deu através dessa vertente e cada pedacinho do Brasil faz da folia momina de um jeito bem peculiar. O Rio de Janeiro e São Paulo com suas escolas de samba, além do carnaval de rua que a cada ano cresce com a participação popular. Salvador e os trios elétricos e Recife/Olinda e os blocos carnavalescos onde se destacam o Maracatu e muitas danças folclóricas.

O carnaval é uma festa cultural e presente no mundo inteiro. A beleza dos desfiles carnavalescos mundo a fora onde se destacam também as fantasias e os bailes em clubes fechados. E aqui por essas terras tupiniquins até muitas religiões fazem seus carnavais através dos retiros espirituais em locais bem fora das folias tradicionais de rua. Não deixa de curtir o carnaval quem aproveita pra descansar em sua casa ou nos sítios e fazendas. Para quem não brinca carnaval é um bom momento pra reflexões sobre a vida. Ler um bom. Ver tv. Caminhar e rever os amigos. E que ao chegar quarta feira de cinzas possamos continuar a nossa labuta e consequentemente na luta por dias cada vez melhores e pra todos. Que assim seja.

Nenhum comentário: