domingo, 31 de maio de 2020

EMPATIA E SUSTENTABILIDADE

José de Arimatéa dos Santos
O mundo passa por uma pandemia onde é importante suportar as agruras, as dificuldades e principalmente chorar pelos que morreram. Cultivar a paciência e empatia. Sei que alguns e até poderosos não tem empatia e se preocupam tão somente com seus interesses e bastante escusos. O coronavírus de forma sorrateira e violenta tomou de assalto todo um planeta. É importante não se abater. Acreditar que logo a ciência acha um remédio, antídoto, vacina contra esse vírus.
A humanidade sempre venceu pela capacidade da inventividade da inteligência humana. Fala-se sempre que meteoros passam e às vezes de raspão tirando um "fino" no planeta e não bate nessa bola onde todo nós vivemos. E se um dia acontecer, acredito que a humanidade saiba se defender. Vejo da mesma maneira quanto ao coronavírus. O remédio está sendo produzido e logo podemos voltar a vida. Não sei se a mesma de antes.
É importante observar e pensar como todos nós se relacionamos com o meio ambiente. Como cuidamos do nosso lixo, da nossa água e das relações humanas do dia a dia no trabalho e na sociedade. Serão necessárias mudanças e pra melhor. O grande capitalista preda o planeta com a devastação das florestas, envenenamento do solo e da água dos rios, fumaça descontrolada das indústrias, além da exploração trabalhista com os salários mínimos e desemprego. Tudo isso também precisa ser revisto. Por que não?
A solidariedade e a fraternidade precisam ser revisitadas. Respeitar o semelhante como deve ser e lutar por uma sociedade mais igual onde aconteça a correta distribuição de renda. Acabar com a fome e a exploração desmedida de uns sobre os outros. Acolher e cuidar de todos. Ver o meio ambiente como um espaço pra ser vivido de forma sustentável.

Nenhum comentário: