domingo, 17 de janeiro de 2021

RONDÔNIA (RO)

 


O mês de janeiro é bem chuvoso aqui no estado de Rondônia. Uma terra formada por brasileiros de todas as regiões. É tanto que os sotaques se confundem. Do sulista ao nordestino, passando pelo amazonense e paraense. Claro que não devo esquecer dos indígenas que na verdade são os verdadeiros proprietários dessas terras e do Brasil. Por que não?

Rondônia do calor amazônico e das chuvas, contudo é muito necessário o cuidado com a ecologia. Desenvolver essa banda do Brasil e com um desenvolvimento econômico e social de uma forma ecológica, sustentável. Por que digo isso? Devido as características do clima e da preocupação com o futuro dessas matas, água e recursos naturais tão abundantes nas terras rondonianas.

Um tempo de chuvas que vai até abril e maio. E daí logo chega o tempo seco. Na verdade Rondônia tem dois períodos quanto ao clima e pluviosidade. Época das águas e tempo da seca. Por isso é importante a consciência ambiental.

É necessário cessar a devastação de suas florestas e proteger as terras indígenas. Todos sabem da importância da Amazônia e de seus recursos naturais para a humanidade. No entanto é premente a proteção e um outro olhar para os que aqui vivem. Não à política de extermínio das matas, animais, de índios e pequenos agricultores.

Aproveitar e muito bem as riquezas desse estado. Rondônia cuja sigla muita gente confunde com a do estado de Roraima. Rondônia é RO e Roraima RR. A capital de Rondônia é Porto Velho e Boa Vista a de Roraima. Rondônia, terra de chuvas e de calor. E também que seja o presente e o futuro desse Brasil.

 

Nenhum comentário: