domingo, 16 de maio de 2021

A PANDEMIA E O MEIO AMBIENTE

 

José de Arimatéa dos Santos

Passa-se mais de um ano que o mundo vive uma pandemia. Mortes e desajustes nas economias dos países. Um futuro incerto e que nos faz refletir as possíveis causas para um momento tão delicado e sombrio que o mundo assiste. Sabemos que as incursões da humanidade na exploração desmedida de maneira geral ao meio ambiente tem seus impactos. Qualquer atividade humana causa impactos ecológicos. Por isso os estudos de impacto ambiental sejam tão importantes e necessários.

O coronavírus tem trazido preocupações, lamentos pelas grandiosas perdas de vidas humanas. E no Brasil a preocupação se reveste de revolta devido a omissão e negligência do governo Bolsonaro na condução dessa crise sanitária. Deixar de comprar vacinas quando a maioria dos governos, mundo a fora, negociavam e compravam os imunizantes para salvaguardar primeiro a vida de seus cidadãos e cidadãs e retomar a economia de seus países, o governo brasileiro desdenhava, negligenciava a violência do coronavírus. O resultado catastrófico está aí, infelizmente, nos números.

É urgente um outro olhar para o meio ambiente. Preservar as florestas. Acabar com os desmatamentos e queimadas nos vários e importantes biomas brasileiros e do mundo. Principalmente na Amazônia e pantanal. Sabe-se que o Brasil é um dos celeiros do mundo na produção de alimentos. Áreas para criação de gado e plantação já tem. Não é mais lógico avançar na floresta e destruir santuários ecológicos, matar indígenas, suas terras e culturas. Expulsar ribeirinhos e pequenos agricultores, nem pensar. As consequências danosas se ver com a pandemia.

Também é importante se cuidar melhor da água e do ar que respiramos. Repensar a quantidade de agrotóxicos usados atualmente na produção agrícola e estudar mais os impactos nas populações que vivem próximas as regiões que sofrem esse problema. Indústrias menos poluidoras e os cuidados básicos e necessários com o lixo que todos nós produzimos.

Que a luz do fim do túnel seja logo ali para se chegar ao fim essa pandemia. No entanto, a análise e atitudes de todos os seres vivos sejam num caminho de cuidados com o meio ambiente para que a humanidade não viva o terror de mais uma pandemia. O meio ambiente somos nós e como tal atitudes diferentes e responsáveis são urgentes e necessárias para a vida de todos!

Nenhum comentário: