domingo, 6 de março de 2022

DEFENDER E PRESERVAR A AMAZÔNIA!

 

José de Arimatéa dos Santos

Hoje, domingo, acordo bem cedo com o barulho de chuva forte. Som que reverbera nas telhas da casa por essas bandas do estado de Rondônia. Nada mais natural, pois estamos em pleno inverno amazônico. Mês de março de muita chuva e ao mesmo tempo de calor. Essa época aqui na Amazônia é assim mesmo. E pela quantidade de água vinda do céu é prenúncio de muita cheia pelos inúmeros rios e igarapés.

Mesmo nesse universo de água na Amazônia é pra se preocupar com as condições do meio ambiente. A destruição da floresta amazônica vai a passo largos. Desmatamentos, queimadas, poluição e exploração desmedida e ilegal pelo garimpo onde a violência contra os indígenas são gritantes. Destruição que já tem consequências mundo a fora por que a não preservação da Amazônia desequilibra as condições climáticas pelo planeta.

Faz-se necessário um outro olhar. Desenvolvimento sustentável. Não desmatar. Áreas para a agricultura já se tem. As áreas agricultáveis e para a criação de gado no Brasil são enormes. Basta saber recuperar áreas degradadas e aproveitar ao máximo todas essas áreas. Não dar é derrubar a floresta e explorá-la à exaustão. Tem que aproveitar de forma inteligente esse ativo brasileiro que é a Amazônia. O futuro é hoje. Defender e preservar a Amazônia!

Nenhum comentário: