Imagem retirada do Google Images |
É na região Nordeste do Brasil que as festividades de junho se destacam mais. Quem nunca ouviu falar das festas juninas, festa de São João de Campina Grande no estado da Paraíba e Caruaru no estado do Pernambuco? Duas cidades que se destacam nessas comemorações pela grandiosidade e principalmente no sentido cultural dessas festas.
Uma pena que já se ver uma descaracterização do "São João" não só em Campina Grande e Caruaru e também em toda a região nordeste, pois é sabido que as festas juninas, mesmo com as modernidades de hoje, é importante preservar o forró da sanfona, triângulo e zabumba. E mais ainda nas danças e manifestações características dessa época.
Observa-se a "invasão" de culturas, principalmente pelas músicas, alienígenas nessas festividades juninas chegando ao ponto de desvalorizar o artista da terra que faz a cultura junina o ano todo. Numa época que deve é valorizar os artistas de forró verdadeiro e da linhagem do cantor Luiz Gonzaga, Dominguinhos e muitos outros.
Sem dúvidas esse mês de junho é colorido pelas bandeirolas, comidas típicas dessa época e da alegria do forró bem nordestino. Época de muita alegria para o povo, principalmente nordestinos, e pro Brasil inteiro, visto que que a maioria das escolas fazem a comemoração junina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário