Hoje nesse novo ano de 2024 logo cedo fui à padaria pra comprar pão. O primeiro dia de 2024 amanhece nublado por esses bandas do estado de Rondônia. Decidi ir a pé para contemplar a rua e observar os que nem ainda dormiram de ontem pra hoje e nesse trajeto encontrei alguns cidadãos acordados e com um teor etílico um pouco elevado.
Pra chegar na padaria passo em frente onde aconteceu a festa da virada de ano e alguns "gatos pingados" remanescentes do festejo e naquela situação já descrita acima. Nada mais natural devido aos festejos dessa passagem de ano. Acredito que essa situação se repetiu Brasil a fora.
O que me chocou, entre outros fatores, é a grande quantidade lixo acumulado em boa parte do percurso de minha residência até a padaria que fica quase de frente onde aconteceu a festa. Parte do lixo é reciclável. Latinhas de bebidas, no entanto bastante lixo que poderia ter um destino melhor durante o evento.
Na hora me lembrei de quando aconteceu a Copa do Mundo de Futebol em 2014 no Brasil e os torcedores japoneses deixavam limpos os espaços da arquibancada após os jogos. Sem nenhuma rastro de sujeira. Em que estágio atingiremos essa consciência ecológica e cidadã dos japoneses?
Voltando aqui pra sujeira deixada após a festa de fim e início de ano pelos cidadãos e cidadãs que estiveram nessa rua de ontem pra hoje aqui onde moro, fico ensimesmado e ao mesmo tempo questiono se a administração municipal colocou lixeiras pelos quatro cantos da festa e avisou através do som da importância de jogar o lixo nos locais adequados e nunca no meio da rua.
Se está começando um novo ano é muito necessário mudarmos nossas atitudes frente a questões de cidadania e cuidados ecológicos para com a nossa cidade, pois é dever de todos nós na limpeza e beleza da cidade. E nisso, o descarte do lixo em locais apropriados e se não houver lixeiras juntar e até levar pra casa e acondicionar esse lixo para o serviço de coleta recolher nos dias que passa na nossa rua.
Que neste novo ano e de eleições municipais possamos exigir dos candidatos políticas de conscientização da população para o cuidado com a cidade e que tenha muitos locais para o descarte do lixo produzido pelos cidadãos e cidadãs. Isso é zelo e cuidados para com os nossos municípios!
Nenhum comentário:
Postar um comentário