domingo, 17 de março de 2024

AVENIDA TANCREDO NEVES

 

José de Arimatéa dos Santos

A quantidade de ruas e avenidas por esse Brasil a fora com o nome do ex presidente da República Tancredo Neves é muita. Justa homenagem a quem na metade da década dos anos 1980 liderou uma maioria de brasileiros pra derrotar a ditadura civil-militar (1964-1985). Tancredo Neves foi eleito via Colégio Eleitoral e que morreu sem tomar posse do cargo.

E aqui na cidade é uma das maiores avenidas e também de relevante importância. No trajeto dessa avenida é possível observar partes da Câmara Municipal e Prefeitura, escola Juscelino Kubitschek, Delegacia de Polícia, Estádio Municipal, Ciretran e vários outros órgãos importantes para a cidade.

O que sempre achei engraçado é como algumas pessoas escrevem e falam sobre essa avenida. E não só é aqui. Eis a pérola: Avenida "Tranquedo" Neves. Por aí se ver a dificuldade tanto em escrever e falar que denotam uma alfabetização falha dos que escrevem e falam desse jeito.

"Tranquedo" Neves escrito e falado dessa maneira mostra o quanto o Brasil precisa melhorar na aprendizagem e o incentivo à leitura e escrita. Por deficiências como essas que alguns políticos inescrupulosos e demagogos à luz das novas tecnologias têm povoado o universo dessas pessoas com mentiras, as "fakes news".

Tancredo Neves foi um político de muito destaque e importante pra República brasileira. E que as novas e próximas gerações possam admirar a vida política dele e também possam escrever o nome dele certo e aqui a avenida que leva o nome dele é bem conservada, bem cuidada e uma das artérias da cidade bem movimentada e importante.

Nenhum comentário: