domingo, 3 de março de 2024

O VERDE, FEVEREIRO E A NATUREZA

 

José de Arimatéa dos Santos

O verde tão presente na natureza e principalmente nesse último fevereiro, onde a quantidade de chuvas aumentou bastante. Nos meses anteriores a pluviosidade foi baixa pros padrões amazônicos.

Em algumas regiões do Brasil, como no estado do Acre, chuvas torrenciais e inundações. Fatos preocupantes pois as pessoas muitas das vezes perdem seus pertences e até a vida devido ao excesso de água.

Passamos um período de muito calor e razoável quantidade de chuvas aqui no estado de Rondônia. Outrora em outros tempos a quantidade de chuvas era bem maior. As pessoas que chegaram por essa parte do Brasil lá pelos anos das décadas 1970 e 1980 dizem que chovia todos os dias no inverno amazônico.

Desmatamentos, assoreamento de rios e exploração predatória de recursos minerais têm transformado toda a região da Amazônia no sentido da diminuição das chuvas e o aumento cada vez mais das temperaturas. 

Um outro olhar e atitudes de conservação da natureza, o cuidado com a água e também com as pessoas que vivem e dependem da natureza pra sobreviver são condições prementes. A ecologia demanda cuidados e principalmente a exploração dos recursos naturais de forma responsável para a nossa sobrevivência como ser vivo!

Nenhum comentário: