domingo, 21 de junho de 2009

ÉTICA

Crise no senado. No Congresso Nacional. Eles falam que o poder legislativo é o poder mais aberto. É a caixa de ressonância da sociedade brasileira. Por que será que há tanta corrupção na política?Os políticos falam que são representantes do povo. Será que o povo escolhe o político por ser ladrão? Acho que não. Com muita boa vontade a maioria escolhe o governante acreditando que as coisas vão melhorar e que não vai haver roubalheira. Mas chegando ao poder vemos que os eleitos representam a si mesmos e o seu "grupo". Geralmente quem financiou sua campanha. Quem deu dinheiro. É o povo que vai ser beneficiado. Daí surgirem empresas laranjas que ganham praticamente tudo que é licitação. O dinheiro do povo é servido pra fazer propaganda e circular entre os apaniguados, beneficiando-os. Quantas pessoas não ficam ricas de uma hora para outra.
Vejo a política de uma outra forma. A política em que a honestidade seja a principal ação. Em que as ações do governo sejam para mudar a vida do povo. Mas sem corrupção. Cada ato do governo deve ser transparente. Cada centavo gasto, anunciado. O que foi feito com o dinheiro do contribuinte, prestar contas. E o mais importante é que as ações governamentais sejam as demandas da maioria. Orçamento participativo é um dos caminhos. Pois o cidadão sabe quanto entra nos cofres, quanto sai e em que se gastou. A corrupção fica mais difícil.
Isso tudo que falei acima necessita de um judiciário mais ágil no jugamento dos que querem levar vantagem em época de eleição. Nos que compram consciência e dar rasteiras nos adversários.
A cidadania é acima de tudo na democracia um modo de vida em que as pessoas possam propor suas idéias de forma livre, coerente e ganhe pelo convencimento.
O povo tem que ser crítico. Analisar os dois lados, sem paixão, e vê quem está certo ou quem quer enganá-lo. O cidadão tem que está de olho!

Um comentário:

Prof. Adão Marcos Graciano Dos Santos disse...

Sim com ceretza meu amigo Arimatéa, o povo tem que acompanhar para saber o que realmente esta sendo feito com o nosso dinheiro, no que esta sendo empregado.E como você disse, lembrar depois o que os politicos fizeram para o POvo.