sexta-feira, 12 de junho de 2009

O AMOR É QUÍMICA


É interessante essa relação. E por incrível que pareça tudo tem a ver. Se você está suspirando por outra pessoa e está com sintomas como coração palpitando, olhar tipo "peixe morto" certamente está apaixonado(a). O que causa isso? Feniletilamina, epinefrina(adrenalina), norepinefrina(noradrenalina), dopamina, oxitocina, serotonina e endomorfinas(peptídeos cerebrais que funcionam como hormônios fabricados pelo próprio organismo).

Os cientistas não têm explicação qual processo desencadeia esse processo químico de paixão. Quando duas pessoas decidem viver juntas o cérebro passa a produzir mais endorfinas. Endorfinas são calmantes, analgésicos naturais e dão uma sensação de tranquilidade e segurança. A partir daí a paixão passa a ser amor.

Vemos que as substâncias químicas acima produzidas pelo nosso organismo são as que fazem a diferença entre uma paixão e o amor. Portanto, a química é responsável pela paixão e o amor. É responsável também pelo clímax sexual, contrações uterinas no parto e até no carinho da mamãe para com o seu bebê.


Fonte: Livro Química Integral, autora Martha Reis, editora FTD, páginas 566 e 567.

Nenhum comentário: