domingo, 13 de setembro de 2009

JUSTIÇA

Ao assisitir ontem na Band o filme Mississipi em Chamas, observei o quanto a intolerância racial é criminosa, violenta e sem sentido. O filme relata o preconceito e a discriminação contra os negros nos Estados Unidos nos anos 60. Nos restaurantes, as mesas eram divididas e havia lugares para brancos e negros. E os bebedouros também divididos da mesma maneira. Mas o que mais marca no filme é a luta dos negros contra toda a violência e humilhação de uma elite branca e violenta.

Sei que já houve muitos avanços. Os negros conseguiram muitas vitórias, não só nos EUA, mas também aqui no Brasil. No nosso país a discriminação contra os negros é de forma velada. Mas devido a luta do povo negro houve grandes vitórias.

Os negros vieram para o Brasil para serem escravos. Foram sequestrados de sua terra e jogados num lugar que eles não tinham nenhuma identidade. Muitas das vezes separados de filhos, irmãos, pais, mães... Mesmo com essa violência lutaram e continuam lutando.

Nada natural que o Brasil dê a devida oportunidade a essa importante comunidade que engrandece o Brasil varonil. Cada dia que passa os negros conquistam com muito suor e sangue seu espaço na vida brasileira. Portanto, os negros merecem e devem ter a oportunidade devida de acesso às universidades. Que todas as universidades tenham cotas para negros, índios e alunos de escola pública! Faça-se justiça!


Nenhum comentário: