sábado, 26 de setembro de 2009

O RÁDIO E SUAS MAIS DE SETE VIDAS


Há algum tempo atrás meu avô materno juntamente com um primo meu estavam escutando um programa de forró da rádio Educadora do Crato(Ce) que passava aos sábados à noite. O programa não lembro mais o nome. Sei que era apresentado pelo radialista Eloi Teles.

Lá pelas tantas os dois deitados em redes e meu primo se empolga com o "Seu" Eloi que de uma forma bem peculiar narrava o forró de maneira fictícia:

-E aí seu Joaquim, como está a vida?

- A patroa está bem?

- Os meninos já se formaram?

Nissso o locutor conversava e tome forró! Vale salientar só forró de primeira.

Meu primo se vira pro meu avô e fala:

- Tio, sábado que vem vou pro Crato, pra esse forró! É bom demais!

Vovô se vira para esse primo meu e fala sério. Mas por dentro dele certamente rindo da ingenuidade do sobrinho:

-Rapaz deixa de bobagem! Isso tudo é conversa do repórter. Não tem forró nenhum. Ele inventa essas coisas, essas conversas.

Com essa historinha quero somente dizer da importância do rádio para todos os brasileiros. Uma mídia que tinha tudo para desaparecer com o advento das novas tecnologias. Ledo engano. A internet o fez se agigantar e crescer de uma forma assustadora. Podemos ligar o rádio em qualquer lugar do mundo. Posso está aqui em Rondônia(onde moro) e escutar a rádio Cetama de Barbalha ou uma rádio no Japão.

É a famosa interatividade que aproxima os seres humanos. Que leva o lazer, o sotaque de cada lugar e principalmente nos diverte. O rádio já fazia tudo isso a muito tempo. Tem coisa mais prosaica e interessante do que aqueles avisos que o locutor de rádio lê, geralmente, ao meio dia para os seus ouvintes?

Portanto, o rádio merece todas as homenagens. Ele é o veículo que acompanha o cidadão em todos os momentos. Se você quer escutar uma música ou notícias ele o acompanha até naquela hora que precisamos ir ao banheiro. No futebol nem se fala. O narrador com sua rapidez peculiar nos faz viajar e imaginar a jogada do grande jogador. Antigamente as novelas de rádio eram sucesso. A parada de sucesso. Ah! Domingo era o dia de acompanhar o hit parade de sucessos. Qual música ficaria em primeiro lugar.
O rádio é mágico!
Foto: Arimatéa

Nenhum comentário: