sexta-feira, 20 de novembro de 2009

CONSCIÊNCIA NEGRA

Mais do que natural que os negros possam ter cotas na universidade e um tratamento diferenciado pelo estado brasileiro. Tem gente que é contra. Tudo bem. Esse é o jogo democrático em que vivemos. Simplesmente temos que ter posição sobre qualquer assunto. Temos que está em um lado. Agora é importante não ser levado a ter certas opiniões por causa da mídia ou de alguém que se acha especialista no assunto. O debate está posto.
Mas os questionamentos que merecem respostas começam a fervilhar nossos neurônios. Trouxeram a força os negros da áfrica para serem escravizados aqui no Brasil. Um único direito deles era trabalhar, trabalhar e trabalhar. Tratados talvez pior do que se trata animal. Sem nenhum direito e além do mais torturados e vilipendiados de tudo que é jeito.
A grande maioria da população negra ainda se encontra à margem da sociedade e hoje é um dia importante para se refletir e buscar soluções para resolver questões básicas de sobrevivência de um povo. O negro é responsável por grande parte da rica culinária do país, da alegria do povo brasileiro, da música, da moda, futebol,...
As conquistas do povo negro são favas contadas e mais dia menos dia eles estarão realmente inseridos na vida brasileira. A luta é árdua, mas a certeza da vitória é real.
As cotas para os negros já são uma realidade em muitas universidades pelo país a fora. Essa conquista é apenas o começo, pois a conquista maior do povo negro certamente será o fim do preconceito e racismo, ainda resistente e velado na nossa sociedade. Atitudes de respeito e conscientização que somos todos iguais independetemente da cor da pele, raça ou gênero devem ser levantadas e levadas para a toda sociedade que vivemos. Só assim teremos uma democracia em que os contrários estarão sempre unidos na solidariedade, amor, justiça e paz.

Nenhum comentário: