segunda-feira, 9 de novembro de 2009

MURO DE BERLIM: 20 ANOS DEPOIS. QUE CAIAM OUTROS MUROS!

Uma cidade dividida e separada por um muro. Assim era a cidade alemã de Berlim. Os dois lados não podiam passar de um lado para o outro. Dividiu-se a força um povo.
Esse era o cenário da guerra fria entre os Estados Unidos e União Soviética. Num acordo dividiu a Alemanha em dois países. Um capitalista e outro dito comunista. De uma hora para outra quem trabalhava no lado oriental não podia ir para o outro lado da cidade. Da mesma forma os do lado ocidental.
Essa barreira só acabaria 28 anos depois. Mas infelizmente muitos morreram querendo atravessar a incrível barreira que era o muro de Berlim. Exatamente no dia 09 de novembro de 1989 os dois lados da cidade de Berlim se encontram e se confraternizaram. Começou aí a derrubada desse muro vergonhoso para a humanidade. E dessa forma Berlim passou a ser uma cidade só. De um povo só.
Passados 20 anos da derrocada do muro de Berlim ainda há muitos outros muros a serem derrubados. Muros da intolerância, violência, falta de respeito para com o nosso próximo e ao meio ambiente, falta de ética e decência. Mas um dos principais muros que devemos derrubar no mundo inteiro é o da fome que ainda perdura em muitos pontos do nosso planeta.
Que neste momento que comemoramos o fim do muro de Berlim, possamos lutar por um mundo mais fraterno, solidário e justo entre os povos. Que derrubemos o muro da exploração e do autoritarismo. Que o mundo seja só de paz!

Nenhum comentário: