segunda-feira, 31 de maio de 2010

BELO AMANHECER DE MAIS UM DIA

Sonhos renovados
Certeza da continuidade

Da vida
E cheia de esperança

De dias cada vez melhores e
Que o sol nasça para todos!

Fotos: José de Arimatéa dos Santos


domingo, 30 de maio de 2010

FESTA DO PAU DA BANDEIRA DE SANTO ANTÔNIO DE BARBALHA(CE), FESTA DO POVO


Barbalha, cidade situada ao sul do estado do Ceará começa hoje a comemorar o seu padroeiro, Santo Antônio. A festa começa com o famoso Pau da Bandeira. Gente do povo, trabalhador traz, da zona rural, grosso mastro em homenagem ao santo casamenteiro nos ombros até a Igreja Matriz. É uma uma tradição que remonta aos tempos do Pe.Ibiapina que recomendava a bandeira em homenagem ao padroeiro ou padroeira do lugar. Isso é dos idos de 1860. Mas somente o vigário de Barbalha, Pe. José Correia Lima oficializou em 1928.
Hoje os descendentes dos primeiros carregadores trazem o tronco de árvore pesado sobre os ombros até a cidade de Barbalha. Terra católica e acima de tudo super conservadora politicamente. É tradição a festa do Pau da Bandeira em homenagem a Santo Antônio. A comemoração se estende até 13 de junho, data magna de Santo Antônio. Mas hoje é um dia especial. Agora mesmo começou a procissão com grande número de barbalhenses que carregam em seus ombros um grande e grosso tronco de árvore até o centro da cidade. Mídia de todo Brasil está na cidade de Barbalha, minha terra natal, para cobrir o evento.
Tradição que mistura o profano com o santo. Os carregadores são movidos pela cachaça denominada "cachaça de seu Vigário" numa carroça. É uma tradição de quase cem anos e transforma Barbalha numa cidade de cultura em toda a região caririense. Transforma Barbalha na cidade do folclore em todo o Ceará e nordeste. Palco das andanças e aventuras do grande taumaturgo do nordeste Pe Cícero Romão Batista.
Catolicismo arraigado, mas de cultura de primeira pela tradição e festa realmento do povo. O grande Luiz Gonzaga diz: "A Festa de Santo de Barbalha é de primeira. A cidade toda corre para ver o Pau da Bandeira." Música do cantor Alcymar Monteiro.
Portanto, minha Barbalha, onde nasci, faz certamente a maior Festa a Santo Antônio do mundo. Viva Santo Antônio de Barbalha!
Imagem: Prédio da época do império
Foto: José de Arimatéa dos Santos

TUDO É COPA, TUDO É BRASIL

Onde nos viramos se vê o verde e amarelo, cores do Brasil. É mais uma Copa do Mundo chegando e os brasileiros já começam a se preparar para acompanhar a trajetória da seleção canarinha nos campos da África do Sul. Mais uma vez tenta recuperar a hegemonia do futebol mundial e todos nós esperamos que o time do técnico Dunga possa nos trazer muita alegria.
Eu fico a me questionar por que o brasileiro só lembra do Brasil nessa época. Lembra das cores brasileiras e um orgulho sem limites do hino nacional, principalmente na hora de seua execução antes dos jogos. Por que não esse orgulho tão bonito todos dias? Ter sua bandeira brasileira em casa e no trabalho? Por que o Brasil só é "moda" nessa época? Nunca se vê tanta gente usando roupa verde amarela noutro ano que não seja em ano de Copa de Mundo!


O patriotismo deve está está em todos momentos de nossa vida. Copa do Mundo é somente uma disputa futebolística, nunca um sentimento de patriotismo. Não existe a tão propalada "pátria de chuteiras". O que existe é um país espetacular que une brasileiros de vários sotaques e culturas tão ricas e diversificadas que certamente nos enche de orgulho. E de um sentimento único de brasilidade. De amor verdadeiro pela pátria brasilis. Um amor que se deve ter na hora da consagração da democracia quando elegemos pessoas corretas e transparentes que saberão elevar mais ainda essa rica nação para a situação de bem estar social para todos os seus filhos.


Na Copa da África estaremos a torcer e muito pelo êxito do nosso time e que no final do torneio possamos gritar e ficar roucos de alegria. Mas sabendo que a vida continua na busca de dias bem melhores para todos. A alegria do futebol se traduza na na verdadeira união pelo Brasil e por todo o seu povo. É com esse pensamento e com a esperança que podemos fazer uma pátria muito bem verde amarela. Nós, povo brasileiro, já somos campeões e podemos conquistar mais canecos. Campeão, Brasil!
Foto: José de Arimatéa dos Santos

sexta-feira, 28 de maio de 2010

PAU DA BANDEIRA, FESTA DO POVO


Festa de Santo Antônio de Barbalha é a festa do cariri. É onde caravanas de caririenses se deslocam para viver e conviver com o folclore e a tradição bem peculiar de uma região do nordeste brasileiro que tem o Pe. Cícero e a grande chapada do Araripe que dá vida a toda a essa parte do estado Ceará. E o início de tudo é o Pau da Bandeira de Santo Antônio que logo cedo a cidade acorda com bandas cabaçais e o folclore que colore todas as ruas da cidade dos verdes canaviais, como é conhecida Barbalha.

Pra mim a festa de Santo Antônio, na minha infância,começava praticamente uma semana antes quando se começava a construir as barracas, parque de diversões e a velha praça Engenheiro Dória se transformava numa grande quermesse. Era o meu itinerário para a escola Joaquim Duarte Grangeiro. Antes e depois das aulas ficava a observar tudo, aquele movimento. Barbalha se agigantava, como se torna mais grande hoje nesses primeiros dias de junho.

O povo é que vai logo cedo pra mata em que repousa o "pau de Tóin" como dizem orgulhosos e devotos bravos carregadores do Pau da Bandeira de Santo Antônio. Dependendo do peso do pau, a chegada no largo da Igreja Matriz de Santo Antônio pode ser já à noite. Mas chega nos ombros do povo barbalhense. Esse é o momento que realmente o povo de Barbalha se manifesta tão espetacularmente. Em nome do seu padroeiro Santo Antônio. O Pau da Bandeira de Santo Antônio é do povo. Quem sabe um dia a cidade será também verdadeiramente do seu povo trabalhador. Viva Santo Antônio de Barbalha!
Imagem: Igreja Matriz de Santo Antônio, Barbalha - Ce
Foto: José de Arimatéa dos Santos

terça-feira, 25 de maio de 2010

PRA QUE FOGO?


O fogo sempre ajudou o homem nessa aventura que é a vida no planeta terra. E este planeta necessita de maiores cuidados em todos os aspectos, sem sombra de dúvida. A humanidade retira tudo da terra para sobreviver, pois sabemos que a matéria está aí disponível para ser bem usada. Eu disse bem usada. Sabendo explorar a natureza teremos sempre a matéria prima para tudo. Mas o porém, como diz o outro, é que devemos cuidar bem dos nossos dejetos, ao destiná-lo a um lugar certo e seguro. Estou a falar do lixo. Mais do que nunca se faz necessário locais apropriados para o lixo não reciclável, pois grande parte do nosso lixo pode ser reciclado e gerar emprego e renda. Logo, logo publicarei um artigo a respeito desse assunto.

O assunto que quero retratar é a mania feia, deselegante e mal educada de tocar fogo no lixo no quintal ou nas calçadas aqui na cidade. É uma fumaça insuportável e contribui para desequilibrar o clima no planeta inteiro. É exagero? Não deixa de ser. Quem lavou suas roupas e que se encontram no varal, logo estarão a cheirar fumaça e o pior podendo manchá-las. Fumaça para todo lado que incomoda todo mundo.

Solução, tem! É só juntar as folhas das árvores, galhos e outros dejetos e acondicioná-los em uma sacola ou saco e colocar para o caminhão do lixo da prefeitura dar o destino certo. O que não aceito é ficar a sofrer com cheiro de fumaça e a contribuição do vizinho para a piora do clima. Protesto está feito!
Foto: José de Arimatéa dos Santos

segunda-feira, 24 de maio de 2010

ROLIM DE MOURA ESPORTE CLUBE, SONHO ADIADO

Rolim de Moura lutou até o fim

Para chegar a final

O futebol é cheio de surpresas

Isso o faz mágico

Na final está o Ariquemes

Rolim de Moura, brilhou e jogou o futebol!



Imagens: Rolim de Moura x Ariquemes, campeonato rondoniense de futebol

Fotos: José de Arimatéa dos Santos


domingo, 23 de maio de 2010

ANÁLISE POLÍTICA

Tudo ainda continua morno na política atual. Sabemos que este ano é muito importante para o futuro do país, pois as eleições gerais definirão qual futuro que queremos. Elegeremos cidadãos e/ou cidadãs para os cargos de Presidente da República, governador, senador e deputados estaduais e federais. Vejam o quanto é grande a responsabilidade de nós simples mortais e pagadores de impostos. O ano de 2010 é atípico devido a Copa do Mundo de Futebol que centraliza todas as expectativas na nossa seleção canarinha e devido a esse fato futebolístico torna a época de visitas e encontros de homens e mulheres que se candidatarão nas próximas eleições. São chamados de pré-candidatos, por que só serão realmente candidatos após as convenções partidárias que homologam seus nomes.

Enquanto isso só se vê e ouve que pré-candidato visitou esse ou aquele município ou estado. E haja cobertura midiática. Sites, blogs e twitter da vida anunciam aos quatro ventos essas figuras que se candidatarão a um desses cargos alencados acima por esse humilde eleitor. Muito importante essa movimentação que mais uma vez reforça o sentido da democracia e a saudável alternância de poder nos níveis estaduais e federais. Isso é que é o patriotismo verdadeiro e não seleção em Copa do Mundo. Brasil na Copa é somente futebol e paixão futebolística.

O patriotismo exige o cuidado necessário na escolha de nossos representantes, pois assim poderemos exigir o cumprimento de promessas e projetos de campanha política. Exigir que o representante eleito seja ético e transparente em todos os seus atos é obrigação de todo cidadão. Acompanhar mandato para que o político trabalhe em prol da sociedade que o elegeu. Ser realmente o representante do povo. Isso é um dever do eleitor acompanhar seu eleito e saber avaliar seu candiadato para cada vez melhorar a representação política de homens e mulheres responsáveis que lute pela preservação do meio ambiente, educação, saúde, emprego e melhoria de vida para todos os brasileiros.

sábado, 22 de maio de 2010

BIODIVERSIDADE

A biodiversidade significa tudo que é vivo na natureza, desde de uma bactéria ao maior em tamanho ser vivente. É um conjunto em que todos devem viver harmonicamente e felizes numa cadeia em que a preservação da vida é constante. Nenhum é melhor do que o outro, pois a dependência é o nome.
Somente a espécie humana se acha superior e destroi todo esse encadeamento que é a biodiversidade. Os inimigos do verde dizem que deve preservar primeiro o homem, como se a humanidade não fizesse parte desse belo conjunto que é a natureza. O homem simplesmente é um ente como outro qualquer e deve ser o mais responsável para a continuidade da biodiversidade. Pela continuação da vida. Se a espécie humana continuar a depredar como depreda atualmente o fim desse rico e majestoso conjunto beira ao fim.
Urge uma análise da nossa atitude quanto ao cuidado que devemos ter com o meio ambiente. Cuidar do lixo e da consequente preservação de tudo que é animal e planta denoda a grande inteligência humana. Além disso podemos colocar nessa relação o devido e inexorável cuidado com a água, líquido que além de matar a sede nos traz desenvolvimento. Mas esse desenvolvimento deve ser sustentável ecologicamente de uma forma que agrida o mínimo possível a biodiversidade. Está mais do que na hora de uma atitude que revele a grande inteligência do ser humano e procure não desmatar para o cultivo de monocultura ou para o gado. As áreas desmatadas já são muitas e carece de um maior controle, pois muitas das vezes já estão a se transformar em desertos.
O homem faz parte da biodiversidade evidentemente, portanto deve está atento para a preservação e continuidade dessa aventura que é viver em harmonia com todos os demais seres vivos que fazem parte desse clube chamado terra.
Foto: José de Arimatéa dos Santos

sexta-feira, 21 de maio de 2010

PARADINHA OU PARADONA

No futebol brasileiro na hora do pênalti é aquela expectativa como que o batedor se comportará. Vai chutar direto ou vai dar a famosa e indefectível paradinha? Corre-se para a bola e para. Goleiro de lado e canto aberto para o jogador rolar a bola e comemorar o gol. É, mas alguns atletas já quebraram a cara quando o goleiro não esboçou nenhuma reação e ficou parado no gol. Simplesmente a desnortear o adversário. Exemplo mais atual foi o de Neymar domingo passado no segundo pênalti contra o time do Ceará. O goleiro Diego do time cearense ficou parado e Neymar jogou a bola para fora. Goleiro ficar parado, batedor entra em parafusos.
Mas essa farra da paradinha e/ou paradona está com os dias contados, pois a FIFA, entidade maior do futebol no mundo, proibiu esse artifício. Simplesmente o batedor de pênalti só poderá fazer alguma pirueta antes de chegar até a bola. Chegou até a pelota, bate no gol. Quem fizer a paradinha, leva cartão amarelo e volta a cobrança.
Plasticamente falando a artimanha da paradinha na hora da penalidade é muito bonito e engraçado. Só que é uma covardia sem tamanho para com o goleiro. Engana o goleiro. Quem inventou a paradinha foi o rei do futebol Pelé. E ultimamente a paradinha se trasformou na paradona. E isso transforma o goleiro em bobo.
Portanto, justa a meu ver a determinação da FIFA pelo fim da paradinha, mas não veremos mais a beleza da batida do pênalti de forma mais criativa. Quem sabe os batedores passam a converter as penalidades do jeito que batiam Marcelinho Carioca, Zidane, Djalminha e tantos outros. Certamente não teremos mais a paradinha/paradona, mas outros recursos plásticos e belos os jogadores brasileiros criarão na hora do pênalti. Quem viver verá!

terça-feira, 18 de maio de 2010

CALÇADAS, ONDE O PEDESTRE DEVERIA ANDAR



Calçada ou passeio é o lugar destinado para os pedestres nos seus deslocamentos pela cidade, mas observo a grande dificuldade do cidadão nas suas caminhadas. E esse problema é emblemático, pois tanto faz ser no centro da cidade ou nos bairros. Parece que a rua foi feita somente para os automóveis, face os problemas que vão de buracos e uma falta de padronização do morador que tem a frente de sua residência um pouco arrumada.

Andar no centro da cidade de Santa Luzia do Oeste é uma aventura perigosa, visto que muita casa comercial simplesmente tomou todo o passeio. Observo que algumas lojas ocupam esse rico espaço para expor seus produtos e pasmem, muitas das vezes são estacionamentos. Pessoas com alguma deficiência, fatalmente não tem condição nenhuma de andar por esses logradouros. Como que uma pessoa que usa cadeira de rodas trafega por esses locais?

Outro fato preocupante é que mesmo em alguns lugares tendo calçadas, a maioria dos cidadãos teimam em andar na rua. Com isso a possibilidade de acidentes só aumenta, infelizmente. A solução é a devida conscientização de andar sempre pelas calçadas(onde tem), dessa forma as pessoas terão mais segurança.

O Poder Público é responsável em sanar logo esse problema ao elaborar propostas e planos para que todos possam construir calçadas que facilitem o acesso de todos os cidadãos. Proponho que quem fizer sua calçada possa abater uma porcentagem(ou tudo) dos seus gastos no pagamento do IPTU. Para a municipalidade não ter prejuízos nesse abatimento que faça os devidos descontos em vários anos. E o melhor que as calçadas tenham um padrão. Com isso possa facilitar o acesso a todos os santaluzienses e visitantes. Está posta a minha ideia.

Foto: José de Arimatéa dos Santos

segunda-feira, 17 de maio de 2010

domingo, 16 de maio de 2010

A VIDA, A VITÓRIA

A vida é marcada por desafios que a cada instante nos são impostos. Mas isso significa que através dessas provas podemos se superar e mostrar o quanto somos capazes de se sobrepor as mais diversas adversidades. Aprendemos a cada dia e a cada hora nesses instantes e é aí que damos a volta por cima e conseguimos a vitória. Não tem coisa tão bela e consistente que não o sabor do dever cumprido. Fruto da nossa capacidade de reação diante de fatos que podem nos levar pra baixo. Mas não leva. Por que cada ser humano é forte o suficiente para suportar as agruras da vida e apartir desses acontecimentos se superar e dar a volta por cima.
Cada homem e cada mulher tem a capacidade de viver intensamente sua vida com honestidade, ética e acima de tudo passar por cima das dificuldades que dia após dia teimam em nos desafiar. Quem é corajoso e destemido não tem medo, encara de frente e vai em busca da vitória. Cada momento é importante para assegurar e consolidar a vitória na raça e na vontade de vencer na vida. Não importa o problema. Temos que enfrentar de peito aberto e sempre prontos para a batalha, pois a vitória é daqueles dispostos a encarar os problemas de frente e vencê-los. A beleza da vida está no fato de ver cada dia como um momento de afirmação, de compromisso com a força e a coragem para a vitória. Superar cada momento com altivez e certo que a vitória é para quem realmente tem coragem de viver a vida com otimismo e a olhar para o futuro com a certeza da vitória.
Foto: José de Arimatéa dos Santos

sexta-feira, 14 de maio de 2010

O TIME DE DUNGA

Nada mais coerente a convocação do técnico da seleção brasileira Dunga, para a Copa do Mundo de Futebol na África do Sul. Foram esses atletas que ele trabalhou nos últimos três anos e meio. É um grupo fechado com ele; talvez Dunga queira repetir a família Scolari do técnico Felipão na Copa de 2002. Foi uma convocação muito arriscada, pois o time tem pouco jogador de criação e o destaque da seleção Kaká vem se recuperando de contusão no púbis. Não deixa de ser uma incógnita as condições da estrela Kaká nesse torneio. Já ouvi por aí que essa seleção não tem um plano B. Lembram a dificuldade que foi virar o placar do jogo contra os Estados Unidos na Copa das Confederações no ano passado? Faz sentido quem tem essa análise.
Mas acredito que ele poderia ter convocado o meia Paulo Henrique Ganso que seria um reserva de luxo de Kaká. Outro que merecia é o goleiro do Grêmio Victor, pois tradicionalmente leva-se um goleiro de pouca idade para pegar experiência. Um dos exemplos mais conhecidos é o do goleiro Leão na Copa de 1970, além de outros exemplos, como do próprio Júlio César, em 2006, hoje o titular absoluto do gol brasileiro.
Mas é aquela coisa, o treinador da seleção mais famosa do mundo tem a prerrogativa de escolher os seus comandados, seus jogadores de confiança. Agora é esperar que ele consiga colocar em campo os mais preparados fisicamente e que façam uma grande Copa do Mundo. E o mais importante é que traga de novo o caneco. E arrisco que não é tão difícil assim. Aquelas camisas amarelinhas impressionam e dão medo aos nossos adversários.
Pra frente Brasil, rumo ao hexa!

terça-feira, 11 de maio de 2010

SANTA LUZIA DO OESTE - RONDÔNIA, PARABÉNS!

Foi no dia 11 de maio de 1986 que Santa Luzia do Oeste se emancipou. De distrito da cidade Rolim de Moura se elevou a município. Santa Luzia do Oeste é uma cidade pequena, mas de um povo trabalhador e guerreiro. Cidade calma e tranquila que mais do que nunca necessita de melhor planejamento e mais políticas públicas para alavancar o seu progresso.
Município de belezas naturais e de um potencial enorme para se desenvolver. Santa Luzia do Oeste possui vários estabelecimentos de ensino e sua economia é baseada na agricultura.
Por fim, manifesto meus parabéns ao município de Santa Luzia do Oeste e que tenha um futuro brilhante. Viva Santa Luzia do Oeste!

sábado, 8 de maio de 2010

O RÁDIO E SUAS MARAVILHAS

Quero render homenagens ao rádio, mídia tão antiga e ao mesmo tempo tão moderna. Digo isto por que a comunicação no rádio é mais rápida. Mais rápida até que a internet. Os fatos são narrados ali na hora. Não precisa nem digitar, pois quem está no ar pode improvisar e fazer notícias. Uma comunidade inteira está com o ouvido colado no que o locutor está a falar ou narrar. Você a fazer suas tarefas e o companheiro ali do lado informando, tocando música e ensinanado. Ele vai longe e pensamos que um fato não repercute. A resposta é imediata e sem firulas e enganação. Tudo acontece no rádio e essa mídia tem a capacidade do imediato.
Com o advento da internet o rádio se fortaleceu mais ainda. Igual fênix, resurgiu das cinzas. E esse resurgimento se dá de uma maneira espetacular, pois o raio de ação das emissoras é o infinito. A rádio Comunitária de Santa Luzia do Oeste(Ro) pode ser escutada na Rússia, China ou Peru. Não é sensacional? Incrível. Esse é o grande e melhor momento do rádio. Não se tem meio de comunicação tão peculiar e tão fantástico. Acho incrível como a comunicação se fortalece cada vez mais e aproxima os cidadãos, todos ligados no velho e bom rádio.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

DURMA-SE COM ESSE BARULHO


Dias desses ao passar na avenida Tancredo Neves aqui na cidade de Santa Luzia do Oeste(Ro), deparei-me com esta placa ao lado. Fiquei um bom tempo a matutar o que significava esse singelo aviso. Achei bastante interessante e criativo o protesto quanto a situação dessa rua. Uma imagem vale por mil palavras e como tal o problema é mais embaixo.

A maioria da população usa o anonimato. O anonimato é resquício da ditadura militar que perdurou por quase 21 anos no nosso país. O cidadão se sente indignado com a situação reinante e não vê outra possibilidade que não ironizar os podres poderes constituídos. Falta uma maior ação do governo municipal na resolução dos problemas da cidade. Urge mais agilidade na consecução de projetos de revitalização e cuidado com as artérias da cidade. Brinco com os meus alunos se algum dia for prefeito(não sou candidato a nada e nem filiado a agremiação alguma) cuidarei da cidade da melhor maneira possível. Ruas varridas todo dia, coleta de lixo, idem. E serviços em dia. Apareceu um buraco, tapa-se. Nada de desculpas. E mais ainda um trabalho incansável de ecologia do cuidado com o lixo e transparência absoluta com o dinheiro de todos os cidadãos.

A democracia fazemos todo dia e a todo instante. Ela é construída a cada instante que se indignamos e exigimos o cuidado melhor com a nossa cidade e com os contribuintes. Artérias da cidade bem cuidadas e assim mais valorizadas. Não se tem prazer melhor quando pessoas de outra cidade elogia o município que moramos. Sentimos orgulho. Cada dia podemos fazer uma cidade melhor.
Imagem: Rua Marecehal Rondon, Santa Luzia do Oeste-Ro

terça-feira, 4 de maio de 2010

FICHA LIMPA


O projeto Ficha Limpa tem como objetivo barrar a candidatura de político com ficha suja. O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral(MCCE) espera que o projeto seja aprovado na câmara dos Deputados e depois remetido ao Senado Federal para a lei já valer nas eleições desse ano. É um projeto muito importante para o país, pois visa eliminar da vida política, políticos corruptos e/ou com condenação criminal. Nada mais natural, devido que qualquer cidadão que queira tomar posse em cargo público tem que provar idoneidade moral. O cidadão tem que ter ficha limpa. Isso se chama ética, vergonha na cara. É inadmissível a política está recheada de figuras sujas e que visam somente se aproveitar do poder para si e apaniguados.

Nós como cidadãos queremos um país limpo e que a maioria dos políticos sejam seres humanos honestos e trabalhadores. Com o firme propósito da trabalhar pela maioria da população e com a devida e necessária transparência em todos os atos. O Brasil merece uma política limpa e com regras bem claras em todos os sentidos. Agora é esperar que os deputados façam a parte deles e aprove o projeto Ficha Limpa.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

ARAJARA

Distrito do município de Barbalha(Ce)
De uma beleza sensacional
Lembranças dos passeios
Ao sopé da serra do Araripe!

Foto: José de Arimatéa dos Santos

domingo, 2 de maio de 2010

ANIMAIS DOMÉSTICOS, SERES QUE DEVEM SER BEM CUIDADOS E AMADOS

O animal doméstico se formos analisar friamente faz parte da família. Um ser que geralmente não escolhe a casa onde vai morar. Ou ganhamos de presente ou compramos ainda filhotes. Seja gato, cachorro, papagaio ou outro animal, são grandes amigos que adquirimos. Dos animais que temos em casa o mais fiel, sem sombra de dúvidas, é o cachorro. O dono chega em casa e a alegria se instala automaticamente. De longe ele tem a capacidade de sentir o cheiro dos membros da família. Se não é da família ele se agita e pode até atacar a pessoa estranha. Já o gato é de ficar na dele. Jeitão tranquilo. Mas não deixa de dar sinais de amizade aos seus donos. E se eu for enumerar as qualidades dos nossos animais de casa vou demorar aqui.O importante é respeitar essas criaturas que nos dão a alegria e a amizade gratuitamente e sem nada para exigir. Então que cuidemos desses amigos da melhor maneira possível. Vacinar é o principal, pois protege primeiro o animal e toda a família das doenças. Outro ponto fundamental é a alimentação. Bem alimentados terão saúde e vitalidade para proteger a família. O cachorro faz muito bem essa função de guarda.O amor e o respeito com os nossos animais é importante e fundamental. É lamentável os maus tratos que muito ser humano impõe aos animais, sejam de carga ou para os seu sustento. Ou ainda em rodeios e vaquejadas em que o animal é o único prejudicado. Falta-se o devido respeito. Se não se respeita o animal, acredito que não se respeita da mesma forma a criança, jovem e idoso. É o sub-mundo. Enfim, o respeito com os animais demanda também uma consciência de respeito com a natureza de uma maneira geral.
Imagem: Lord, bem cuidado e principalmente amado.
Foto: Alexandre Costa dos Santos

sábado, 1 de maio de 2010

TRABALHADORES


Hoje é o dia dos trabalhadores,

Momento mais que propício

Para se organizar e lutar
Por melhores condições
Para todos os brasileiros

Emprego para todos

Desenvolvimento para o país

Vamos lutar

Vamos todos se organizar

Dia dos trabalhadores

Unidos e fortes nas lutas!
Imagem retirada do Google Imagem