sexta-feira, 28 de maio de 2010

PAU DA BANDEIRA, FESTA DO POVO


Festa de Santo Antônio de Barbalha é a festa do cariri. É onde caravanas de caririenses se deslocam para viver e conviver com o folclore e a tradição bem peculiar de uma região do nordeste brasileiro que tem o Pe. Cícero e a grande chapada do Araripe que dá vida a toda a essa parte do estado Ceará. E o início de tudo é o Pau da Bandeira de Santo Antônio que logo cedo a cidade acorda com bandas cabaçais e o folclore que colore todas as ruas da cidade dos verdes canaviais, como é conhecida Barbalha.

Pra mim a festa de Santo Antônio, na minha infância,começava praticamente uma semana antes quando se começava a construir as barracas, parque de diversões e a velha praça Engenheiro Dória se transformava numa grande quermesse. Era o meu itinerário para a escola Joaquim Duarte Grangeiro. Antes e depois das aulas ficava a observar tudo, aquele movimento. Barbalha se agigantava, como se torna mais grande hoje nesses primeiros dias de junho.

O povo é que vai logo cedo pra mata em que repousa o "pau de Tóin" como dizem orgulhosos e devotos bravos carregadores do Pau da Bandeira de Santo Antônio. Dependendo do peso do pau, a chegada no largo da Igreja Matriz de Santo Antônio pode ser já à noite. Mas chega nos ombros do povo barbalhense. Esse é o momento que realmente o povo de Barbalha se manifesta tão espetacularmente. Em nome do seu padroeiro Santo Antônio. O Pau da Bandeira de Santo Antônio é do povo. Quem sabe um dia a cidade será também verdadeiramente do seu povo trabalhador. Viva Santo Antônio de Barbalha!
Imagem: Igreja Matriz de Santo Antônio, Barbalha - Ce
Foto: José de Arimatéa dos Santos

Nenhum comentário: