terça-feira, 23 de agosto de 2011

CULTURA POPULAR

No Brasil cultura popular sobrevive graças a força do povo que teima em preservar suas ricas e mais variadas manifestações folclóricas. Quem não se deleita com a folia de reis, carnaval e forró? Posso incluir ainda a quadrilha das festas juninas, bumba meu boi, maracatu, frevo reisado, pau de fita e etc, etc e etc.
Manifestações tão brasileiras e que nos remetem a essência do povo brasileiro. Aquele brasileiro que luta e valoriza as coisa bem brasis. Respeita-se a cultura estrangeira, mas a cultura popular é a que está em primeiro lugar. E são manifestações do folclore que é passada de pai para filho. Lembro-me lá no cariri cearense e a viver a alegria do reisado e o "Mateu" e sua alegria e liberdade que contagiam a todos.
O folclore significa as tradições que estão no seio do povo e como tal tão brasileiras. Manifestações não só do agora, mas principalmente do futuro. É que mostra a força da tradição cultural do povo brasileiro sempre presente quando vemos a dança, música e qualquer atividade artística nacional.
Foto: José de Arimatéa dos Santos

Um comentário:

Joaquim Muniz disse...

Caro Arimatéa, na cultura popular do nosso Cariri tem um segmento muito forte e fantástico pela capacidade de improviso que tem os nossos valorosos violeiros e repentistas, que aliás, estão em alta neste momento.