sábado, 27 de agosto de 2011

NO DIA DA LIMPEZA URBANA

Foto: José de Arimatéa dos Santos
A limpeza urbana é de competência do poder público e nesse processo é importante que cada cidadão faça a sua parte em não jogar resíduos nas vias públicas da cidade. Com isso cada um de nós estamos a exercer a cidadania quando exigimos um serviço de primeira na coleta de lixo e limpeza das ruas e avenidas e ao mesmo tempo procuramos conservar a limpeza da cidade. Na limpeza urbana é importante o respeito e o carinho com o trabalhador que faz essa nobre tarefa de deixar a cidade limpa e bem conservada. Estou falando do gari que varre e deixa a cidade bem limpinha.

O cuidado com o lixo nosso de cada dia é muito importante. Mesmo não tendo ainda a coleta seletiva em todos os municípios brasileiros é importante separar o plástico, vidro e papel. Outro ponto importante é o descarte de pilhas e baterias que necessitam de um cuidado melhor devido ao alto grau de contaminação do solo. Outra preocupação que devemos ter também é sobre o local de despejo dos resíduos sólidos e líquidos. O aterro sanitário é o mais indicado, pois o solo é preparado para impedir ou minimizar a contaminação da água pelo chorume. O lixo hospitalar deve ser incinerado. Já a reciclagem dos materiais não orgânicos ajuda na preservação do meio ambiente e é fonte de renda para muita gente.

Portanto, quando cuidamos do lixo e da conservação da limpeza urbana estamos ajudando a cidade que moramos, pois assim quem visita a cidade falará bem da nossa terra e teremos sempre um local ambientalmente sadio. Não se tem visão melhor quando saímos à rua e observamos que as vias públicas estão limpas, bem conservadas e com as árvores devidamente podadas. O poder público tem a obrigação de fazer a limpeza urbana, mas cada cidadão tem a missão de cuidar dessa limpeza e o mais importante não jogar sequer bituca de cigarro, papel de balas ou palitos de picolé nas ruas da cidade. Limpeza urbana significa a cidadania e saúde para toda a população da cidade.




Nenhum comentário: