sábado, 2 de novembro de 2013

VIVER A VIDA

José de Arimatéa dos Santos
A vida é simplesmente uma passagem e é importante procurar viver em paz consigo e com os outros que vivem ao nosso redor. É sabido que a realidade nua e crua está difícil, pois as relações humanas invariavelmente giram em torno das novas tecnologias disponíveis. Quero dizer logo de primeira que não sou contra a esses novos recursos de contato humano. Pelo contrário. Como encontro grandes amigos que moram tão longe daqui... E os novos amigos que encontrei através das redes sociais? Pessoas que troco ideias, debato. Não concordo, discordo. E da mesma maneira meus amigos do outro lado. Tudo bem. Vamos seguindo em frente. É assim que é a vida.
É possível se fazer esse mundo mais humano onde o respeito pela vida seja o mote principal. Vamos festejar a vida com o novo dia que nasce sempre e seja com sol ou não. Como é bom uma manhã de chuva que deixa o clima bem ameno. E daí saímos para o trabalho, escola ou nenhum dos dois e vamos viver o dia intensamente com momentos de muita alegria e também às vezes de tristeza. Essa é a dicotomia de quem é vivo. Barreiras, obstáculos que diuturnamente superamos. Está triste? Procura um bom livro ou um bom papo com seu amigo ou amiga e certamente coisas boas vêm a substituir todo esse momento tão difícil. Ah, como é fácil falar, não? Você diz. Só digo que não sou um bom conselheiro e nem desejo sê-lo. Algumas vezes a tristeza se instala em minha pessoa e procuro dar a volta por cima. O importante é superar e superar-se.
A vida está aí e cada ser humano tem um jeito todo especial de vivê-la. Só sei que vale a pena viver e intensamente com muito respeito a individualidade de cada semelhante nosso. O respeito é uma palavra que infelizmente falta no dicionário de algumas pessoas. Qualquer pessoa tem essa possibilidade de vida e cada um vive como acha que deve viver. Se só faz o bem e deseja o mesmo sucesso para os demais tudo bem. O ser humano veio ao mundo para ser feliz. Quanta felicidade é a vida no jeito que cada um administra. E o bom que não se tem uma receita pronta e acabada para a felicidade nessa vida. Cada homem e cada mulher segue sua receita. É importante o querer bem, a paz e a harmonia nas relações humanas.
O desejo de um mundo diferente deste deve ser o objetivo em todos os dias e em todos os momentos de vida. Viver em harmonia para se obter as grandes vitórias que certamente passam a todo instante em nossa frente. Só que é importante que essas conquistas sejam no coletivo. O individualismo só leva a divisão e a inveja. O desejo de felicidade no coletivo faz da vida mais igual e a possibilidade do amor se instala nos corações e mentes de todos os seres humanos. 


Nenhum comentário: