terça-feira, 13 de janeiro de 2015

RONDÔNIA

José de Arimatéa dos Santos
Estado brasileiro localizado na região norte do Brasil e de certa forma esquecido pela grande imprensa que por ignorância ou má fé teima em reforçar o estereótipo de região ainda fora da civilização. Até que no aspecto político ainda vemos políticos rondonienses(sem generalizar) a exercer seus cargos de forma personalista ou envolvidos em falcatruas que mais enfeia o nome desse estado amazônico. E que nesse aspecto podemos até concordar com quem fala mal de Rondônia, porém no geral é preciso estudar mais o Brasil em todos os seus aspectos e ver as coisas boas que esse país tem. Rondônia de um potencial incrível e que tem ainda felizmente, dois terços de seu território cobertos pela floresta amazônica.
Quanto a sua população vemos um pouquinho de Brasil em cada um de seus cidadãos que por aqui habitam essas terras. Mosaico de diversas culturas que por aqui aportaram e brasileiros de todo o Brasil que ajudam no desenvolvimento desse estado que tem o nome em homenagem ao marechal Rondon. Uma capital, Porto Velho, com sua tradição e cultura bem amazônica e o interior do estado já com tradição e cultura vindas do sul do país, além da contribuição dos mineiros, capixabas e nordestinos. Se a cidade de São Paulo é a cidade mais nordestina do Brasil, Rondônia é o estado mais brasileiro por causa da origem de seus habitantes. Aqui encontramos brasileiros de todos os quadrantes desse país verde e amarelo.
Economicamente Rondônia se torna paulatinamente um estado agrícola e de uma pecuária forte onde o agronegócio se destaca. E como tal preocupante no aspecto ecológico, pois é conhecida a ganância desse setor na conquista de mais espaço para produzir. Os desmatamentos são ainda constantes, além da disputa de terra em que o latifúndio sufoca o pequeno proprietário de terra. Faz-se necessário um equilíbrio entre produzir e preservar o meio ambiente. Por que somente assim para que as gerações futuras possam usufruir dessas belezas naturais, além de sobreviver num ambiente com água, comida, energia,...!

Rondônia contribui e muito para o desenvolvimento do país. Vejam a energia que é exportada para algumas partes do país. E por isso pouco recebe. Talvez seja pela incompetência dos nossos “ilustres” representantes políticos que se contentam com tão pouco que Brasília concede em recursos. É preciso que nós que moramos aqui em Rondônia cobre mais empenho dos políticos para que esse estado tenha seu desenvolvimento e reconhecimento pela grandiosa contribuição que dar ao crescimento e desenvolvimento do Brasil.

Nenhum comentário: