sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

SOMOS CHARLIE


A democracia demanda a convivência dos contrários e harmonicamente. Quando a violência prevalece, a sociedade está doente e é uma situação periclitante, pois geralmente são grupos minoritários querendo impor suas ideias e invariavelmente retrógradas. Mais do que nunca como resposta aos que não respeitam as liberdades que a lei seja cumprida. E rechaçados para que não se repitam mais casos de ódio e a violência. Sabemos que a grande maioria da população sabe e valoriza a liberdade que foi conquistada com muita luta e tenacidade dos ideais mais puros e sublimes do ir vir de todo cidadão e poder se expressar como quer e sabedor das consequências de seus atos perante as leis.
Todo e qualquer fanatismo é de uma falta de inteligência por que alguns tentam impor suas doutrinas na marra. E assim sabemos que não funciona numa sociedade hoje globalizada e tão juntinha através da internet e suas redes sociais que repercutem rapidamente qualquer assunto. Não temos mais fronteiras ao menos digitalmente e assim caminha a humanidade e que seja para evoluir numa frente para por um fim em qualquer tipo de violência.
Não quero citar nenhuma religião, contudo é notório o uso indevido por algumas facções e ao mesmo tempo de uma forma incoerente do nome de Deus em incursões violentas contra quem não acredita nas religiões e em Deus, além de rechaçar mais violentamente contra aqueles que de maneira um pouco mais ousadamente usa o lápis para mostrar o momento atual da humanidade. Ao não concordar com algum tipo de cartum ou opinião, tem-se a justiça para recorrer. Nunca a violência.

E infelizmente tem se repetido casos de extrema violência contra quem escreve, desenha e/ou emite alguma opinião nesse mundo a fora. Como disse acima precisamos reforçar e saber conviver na democracia que é pautada nas mais diferentes opiniões. Quando se tem uma única opinião aí é ditadura. E quanto a regimes totalitários, nós brasileiros conhecemos muito bem quando a censura se impôs e jornais publicavam poesias em espaços destinados a notícias censuradas.

É lamentável o que aconteceu com o jornal francês Charlie Hebdo e no berço da civilização que fez uma revolução para que a liberdade, a fraternidade e a justiça sejam constantes e naturalmente os seres humanos vivam felizes e harmonicamente. Quem sabe agora com essa imensidão que é o mundo e ao mesmo tempo tão próximos, possamos caminhar para a integração de fato e na resolução dos problemas, principalmente da violência e que a paz e a solidariedade possam se estabelecer para a que a convivência entre os humanos seja de fato democrática.

Nenhum comentário: