terça-feira, 31 de março de 2020

0 31 DE MARÇO

Essa data marca na vida nacional o início que na verdade se iniciou no primeiro de abril(dia da mentira), a ditadura civil-militar no Brasil em 1964. A elite empresarial juntamente com grande parte dos militares com uma desculpa esfarrapada de "livrar" o país da ameça comunista deram um golpe na democracia brasileira. Rasgaram a Constituição. Claro que vivia-se a dicotomia da guerra fria Estados Unidos-União Soviética, mais precisamente capitalismo x comunismo. Como hoje se ver parte do empresariado querendo boicotar, flexibilizar o isolamento social e como sempre pensar tão somente nos ganhos econômicos e a contaminação do coronavírus piorar mais ainda a situação dessa pandemia, em 1964 brecaram vários avanços sociais que beneficiariam os trabalhadores do campo e da cidade e apoiaram o golpe e consequentemente o início de uma ditadura que piorou mais ainda a vida da maioria da população.
Na sequência a ditadura instalada governou através de atos institucionais, cassando mandatos políticos que culminaram com AI 5 que mostrou a face cruel dos ditadores na tortura e morte de quem ousasse se opor aos militares de plantão, além da censura a imprensa. Infelizmente até hoje a ferida da violência dessa ditadura civil-militar não se fechou, pois muitas famílias procuram seus parentes mortos e desaparecidos.
A ditadura civil-militar foi um período que os de sempre ganharam. Os ricos ficaram mais ricos e pelo outro lado a maioria da população desassistida e abandonada. Quem viveu essa época lembra da inflação galopante onde o preço do feijão pela manhã era um e à tarde já era outro. Bem superior. Como havia a censura a corrupção foi desenfreada e desavergonhada.
Um momento triste da vida nacional e nunca para comemorar. Fato histórico que serve para que não se repita jamais e de jeito nenhum, pois as disputas devem ser sempre através do debate saudável de ideias, livres, com respeito. A luta é pela democracia plena onde os contrários dialoguem e caminhem para a convergência do desenvolvimento social e político desse Brasil. Ditadura Nunca Mais!

Nenhum comentário: