domingo, 1 de março de 2020

DEMOCRACIA

É da democracia e salutar protestar. Faz parte do ambiente das sociedades que prezam o jogo democrático. Contudo não é salutar manifestações que pedem o fechamento do parlamento e da suprema corte. Podemos não concordar em muita coisa que se decide nesses espaços, porém na democracia os diferentes devem conviver e se respeitar mutuamente.
O Brasil vive momentos difíceis desde o golpe parlamentar de 2016 quando forças retrógradas e corruptas decidiram pelo afastamento sem uma base sólida de uma presidente da República. O país já vinha em crise e daí aprofunda-se mais ainda devido a medidas neoliberais que só beneficiaram os mais ricos. E o país emperrou. A economia não anda e complica-se mais ainda.
Os saudosos dos tempos da ditadura saem das tumbas e almejam a volta dos tempos do arbítrio e da força. Como se naquela época as coisas não eram ruins como agora. Os problemas do país não estão no parlamento e muito menos no STF. Estão na presidência da República. O chefe da nação demonstra inaptidão para o cargo, além dos casos de corrupção já noticiados e tão próximos da figura presidencial. E a crise se aprofunda com as palavras do presidente, inclusive a incentivar protestos contra o parlamento e o STF. 
Dólar nas alturas, gasolina, o gás e demais produtos caros para a maioria da população e o desemprego que bate recordes, o subemprego. O país precisa melhorar e as perspectivas não são de que mudem esse quadro, infelizmente. A democracia exige de todos nós a defesa das liberdades e no bom funcionamento das instituições. Nada de golpe. O golpe de 2016 e as consequências nefastas do neoliberalismo estão aí. Nada de golpe. Mais democracia!

Nenhum comentário: