domingo, 21 de fevereiro de 2021

DEMOCRACIA, LIBERDADE

 

A democracia significa um sistema político onde a liberdade é a base principal para a convivência dos contrários. Só que essa liberdade tem as suas amarras, contrapesos, cabrestos. Cada cidadão é responsável por seus atos e falas. Posso criticar ou elogiar um político. Sem problemas. Devemos respeitar as instituições que formam a República: o executivo, legislativo e judiciário.

Não podemos ir contra as liberdades. Não podemos pedir ditadura. Seja de que linha for. É preciso reforçar e assegurar as liberdades, a democracia, contudo uma democracia justa, fraterna e solidária. Que todos tenham oportunidades. Acabar de vez com essa abissal desigualdade brasileira.

O Brasil é um país que tem todas as possibilidades de dar certo. Não é possível aceitar que alguns tenham quase tudo e uma maioria da população não tenha quase nada. O desequilíbrio é incrivelmente perene e presente no dia a dia da nação. Um outro caminho é possível.

Por fim é necessário o respeito as liberdades onde cada um tenha sua opinião, dentro dos limites da lei, e respeite quem pense diferente. No entanto no debate salutar do respeito e dentro de números onde se leve ao desenvolvimento e crescimento para todos os brasileiros.

Nenhum comentário: