domingo, 16 de julho de 2023

ALTO ALEGRE DOS PARECIS, JOIA RONDONIENSE

 

José de Arimatéa dos Santos

Apesar de morar pertinho do município de Alto Alegre dos Parecis, aqui no estado de Rondônia, fui pouquíssimas vezes a esta localidade. A primeira vez foi em meados da década dos anos 1990. E depois somente umas duas vezes. Ontem resolvi dar uma voltinha nessa aprazível cidade.

O impacto foi excelente principalmente pela beleza da natureza que impressiona durante todo o caminho percorrido até chegar na cidade. Sítios bem organizados, além de trechos de floresta. E uma sensação de elevação na altitude. Alto Alegre se encontra na chapada dos Parecis. 

A população de Alto Alegre dos Parecis de acordo com o Censo IBGE/2022 é de 11.479 pessoas e é uma região caracterizada pela agricultura. Durante caminho de Santa Luzia do Oeste até Alto Alegre dos Parecis se observa muitas lavouras, principalmente de café. O que denota o quanto essa localidade tem um solo fértil e com vocação agrícola.

José de Arimatéa dos Santos

Quanto aos outros aspectos econômicos tem um comércio pujante e com perspectivas turísticas com inúmeras cachoeiras que se destacam por várias nuances ecológicas e belezas incomensuráveis. Fato que faz com que o município tenha todas as condições para o ecoturismo.

Quanto ao aspecto urbano se faz necessária a intervenção do governo municipal na pavimentação de muitas ruas que são ainda de chão batido. Não tem nem calçamento e muito menos asfalto. Nessa época do ano, onde são raras as chuvas, muita poeira e transtornos para a população.

Alto Alegre dos Parecis se constitui num município de pequenos agricultores e uma cidade organizada. Tem tudo para crescer mais ainda. Que o desenvolvimento contemple a todos indistintamente, pois somente assim para se dizer uma comunidade.

Nenhum comentário: