José de Arimatéa dos Santos |
E quem viaja pelos quatro cantos de Rondônia ver aquelas flores amarelas dos ipês-amarelos. Situação que deixa qualquer viajante bem atento muito feliz em meio a uma secura e calor acima dos trinta graus Celsius. É um prazer ver essas árvores tanto nas beiras de estradas como lá no fim do horizonte. Pipocam de forma bem organizados, pois conservam uma distância regulamentar de um para outro.
O destaque dessas plantas com folhas amarelas bem características são do meio ano por essas bandas da Amazônia brasileira. Poderia ter mais exemplares de ipês-amarelos, contudo muitas áreas são desmatadas para a monocultura, principalmente pra soja ou criação de gado e quase não deixam nenhuma árvore.
Os ipês-amarelos muito belos, imponentes e que certa forma demonstram o quanto são importantes para a natureza. Dessa maneira denunciam e clamam pela árvores continuarem de pé. Preservação da mata, da floresta. Desmatamento zero. Que os seres humanos usem da inteligência e explore as riquezas da natureza de forma sustentável. Por que não?
Nenhum comentário:
Postar um comentário