domingo, 30 de julho de 2023

ONDAS DE CALOR

 

José de Arimatéa dos Santos

As notícias são de ondas de calor pelo mundo a fora onde prevalecem temperaturas muito altas e que afetam a saúde dos seres vivos. Tudo isso consequências das mudanças climáticas que a ciência já vem avisando a muito tempo. Exploração exagerada dos recursos naturais devido a procura pelo lucro mesmo que o presente e o futuro da humanidade sejam comprometidos.

Medidas precisam ser tomadas para mudar esse quadro, pois as temperaturas muito altas provocam a aceleração de muitas doenças e sem dúvidas demandam mais dinheiro público para minorar essa situação. É necessário que cada ser humano, eu e você mudar comportamentos em algumas situações com a preocupação com o meio ambiente.

O grosso do problema está nos grandes capitalistas que são ávidos pelo lucro através da indústria e da agropecuária, além da área de tecnologia. Vivemos um mundo do consumismo. Das novidades da indústria. E todo esse processo precisa de energia. Energia que precisa ser de baixo impacto ambiental e limpa.

Temos que começar a observar de onde vem as comodidades disponíveis. Se precisam de muita água, se vem de áreas desmatadas ou de empresas que adotam práticas análogas a escravidão. As soluções para diminuir tanto impacto ao meio ambiente existem e precisam urgentemente serem implementadas.

O futuro já é hoje e preocupa por essas ondas de calor que atingem todo o planeta. Modificar as prioridades em todos os setores da vida. O planeta dar as respostas a tanta violência numa exploração desmedida dos recursos naturais. Que as autoridades se debrucem realmente na resolução desses problemas com uma visão humanista e ecológica. Esse é o caminho!

Nenhum comentário: