domingo, 24 de setembro de 2023

QUENTURA

 



Rio Branco, Rondônia
Foto: José de Arimatéa dos Santos

O mundo já convive com temperaturas extremas que são consequências das agressões provocadas pela humanidade contra o planeta terra. Sempre as notícias, infelizmente, é de tragédias devidos aos fenômenos climáticos tão presentes e severos hoje em dia.

E aqui no Brasil essas altas temperaturas começam a chegar. Aqui onde moro, no estado de Rondônia, é muito comum temperaturas muito acima da média nacional. Faz calor o ano inteiro. E ultimamente segue também o que acontece nas demais regiões brasileiras. Bastante calor.

Nos últimos dias temperaturas muito altas. Já estamos acostumados a esse clima. O que preocupa é que quase não chove. E quando parece que vai chover, muito vento e fortes. Fenômenos que já causaram destelhamentos de residências e estragos em vários locais das cidades.

Tudo isso merece um outro olhar sobre a natureza. É necessário parar com os desmatamentos das florestas, plantar mais árvores em todos os pontos das cidades e zonas rurais. Reflorestar é um dos caminhos. Cuidar do planeta terra para que esses fenômenos climáticos severos sejam cada vez menos.

Nessa aventura que é a vida é importante cada vez mais cuidar da natureza. Estudar e ter ações de conservação do meio ambiente. A vida dos seres vivos está em perigo. É urgente mudar e ver a natureza como um sistema que pode ser explorado, contudo com parcimônia e muito cuidado.

Nenhum comentário: