domingo, 30 de novembro de 2025

NUM DOMINO DE CHUVA

 

José de Arimatéa dos Santos

Aqui no estado de Rondônia o comum são dias de muito sol e quentes. Mesmo nessa perspectiva tem dias que amanhecem muito diferentes dos outros dias. Hoje. Domingo. Ultimamente tem chovido de forma bem regular. Sinal do final do ano por essas bandas da Amazônia.

Quem chegou por aqui lá pela década dos anos 1980 diz que por essa época as chuvas eram torrenciais e fazia jus a tropicalidade dessa nossa região. Dias quentes e muita chuva. Acontecia de épocas que o sol não aparecia. É o que se vê logo cedo dessa data de hoje. Nada de sol.

Com essas condições climáticas o domingo fica num temperatura muito amena pros nossos padrões dessa região Norte do Brasil. E também depois de um ano de seca, queimadas e rios secos, chuvas são bálsamos pro corpo e mente de cada morador de Rondônia.

Aquele sol tão forte dar lugar a cores diferentes da maioria dos dias do ano. O cair dos pingos de água é como uma poesia e esse barulho deixa os ouvidos numa alegria que não tem como decifrar. É alegria essa chuvinha que barulha o telhado das casas. Lava não só as ruas da cidade e também a alma de todo vivente.

Que continue essas chuvas para que a natureza se renove e transforme a vida de cada ser vivo. Pra nós que moramos por aqui dia de chuva não é dia ruim. Pelo contrário. Dia de chuva significa dia muito bom, muito melhor. Viva a chuva!



domingo, 23 de novembro de 2025

FOTOGRAFIA

José de Arimatéa dos Santos
Não sou fotógrafo, no entanto quando tenho um tempinho aponto a câmera de meu celular em algum ponto que acredito ser pertinente e clico. Classifico-me como um amador. Amo a fotografia. A imagem que grava um instante que pode ser uma árvore, mata, rio ou então o horizonte.

É importante registrar momentos. O lado ruim das câmeras de celular é quando procuro fotografar a lua e vem aquela imagem meio diferente do que é o satélite do planeta terra. Sei que câmeras de celular são um pouco limitadas. Não têm recursos de câmeras profissionais e outros atributos.

O importante é procurar ângulos e imagens que ficam legais depois dos cliques. Não pretendo ser um expert nessa arte. Somente um apreciador que gosta de fotos sem truques e filtros que pela tecnologia são possíveis.

Com a tecnologia que é disponível atualmente todo mundo pode/deve registrar momentos de todas as maneiras e pode entrar num mundo mágico que é a fotografia. Pode ser um profissional ou uma profissional da fotografia, como também um apreciador (amador) dessa arte.

Enfim, câmeras na mão e vamos registrar momentos e a beleza da natureza. Tudo ao nosso redor que é possível mostrar o belo do momento que é a vida. Que faça da fotografia a arte tão bem apreciada, pois mostra a beleza que é a vida!

domingo, 16 de novembro de 2025

SOCIEDADE AMBIENTALMENTE EQUILIBRADA, SUSTENTÁVEL!



José de Arimatéa dos Santos

 Em meio as discussões sobre as mudanças climáticas é importante falar que o planeta terra pouco a pouco é agredido nessa sanha tão cruel pelo lucro. Desmatam florestas cada vez mais para a criação de gado e para a monocultura da soja, além da exploração de minérios de forma violenta que chega a expulsar os povos originários de suas terras.

Nas cidades, prevalece o péssimo cuidado com a água e os dejetos produzidos pelos seres humanos. Quantos rios e córregos têm suas águas poluídas por esgotos que caem nos leitos desses recursos naturais matando peixes e todas as formas de vida.

Na agricultura, principalmente no badalado agronegócio, parte desse setor aparece em estatísticas de trabalho análoga a escravidão, desmatamentos e outras irregularidades. Situações que denotam o pouco caso com a situação ambiental. Visam tão somente o lucro e que o planeta se exploda.

Mesmo com as políticas públicas de inclusão, a fome ainda ronda esse Brasil e é importante que se reforce essa teia de proteção e da mesma forma tenham políticas de emprego e renda com salários e oportunidades muito melhores que as de hoje. E vale ressaltar com uma carga horária que tenha o fim da escala 6x1.

Realidades desse Brasil e que se repetem em muitas regiões do mundo. É preciso um outro olhar. Uma outra visão. Situações de progresso, melhores condições de vida. Defesa do meio ambiente. Explorar os recursos ambientais de forma consciente e responsável. Viver uma sociedade ambientalmente equilibrada, sustentável!

domingo, 9 de novembro de 2025

CÉUS DE RONDÔNIA

José de Arimatéa dos Santos


 No hino do estado de Rondônia está o céu protagonizando toda essa beleza que é vista a olhos nus por quem mora por essas bandas da Amazônia. Céu de uma boniteza que hipnotiza qualquer ser vivente. E principalmente aos finais de tarde e prenúncio da noite.

Num dia tão quente, clima muito abafado, dava sinais de chuva e a preocupação é que nessas primeiras chuvas amazônicas venham com muitos ventos. E é o que aconteceu. Até que os ventos não foram tão fortes e durante/depois dos ventos uma chuva forte e rápida. 

E daí o espetáculo da natureza nos céus. Barras de azuis e amarelos antes do anoitecer. Eis a beleza que descrevo nessas linhas e que enaltecem toda essa natureza rondoniense. Assim espero que nos próximos dias volte a chover só que de forma mais tranquila e que assim melhore esse clima.

Sabemos que vivemos numa região que naturalmente chove bastante e ao mesmo tempo faz calor acima da média nacional. É assim que toca a banda por aqui. Não reclamo, pois este ano está sendo muito melhor que ano passado de seca e muita fumaça.

É pra reverenciar a beleza natural e ao mesmo tempo cobrar mais cuidado com os recursos ambientais. Que se explore de uma forma mais responsável e sustentável. Assim teremos muito mais tempo para contemplar toda a beleza da natureza que diuturnamente nos brinda com tanta altivez e vida!

domingo, 2 de novembro de 2025

UM RIO

 

José de Arimatéa dos Santos
Um rio de pouca vazão de água, contudo de uma importância estratégica para o meio ambiente. Preservar nascentes de rios e em toda a sua extensão, principalmente a mata ciliar que acompanha todo o percurso do rio

O rio é um local rico de biodiversidade onde a vida se manifesta de forma tão eloquente e sagaz. E que o ser humano possa ter a inteligência de aproveitar toda a riqueza emanada desse importante bioma. Proteger as águas da poluição e do uso do agrotóxicos.

Uma coisa que não entendo é que muitos rios que cortam núcleos urbanos são poluídos com sujeira, lixo. Fica cada vez mais caro e difícil tornar a água potável para o uso humano. Que se possa avaliar as consequências de qualquer ingerência na natureza e a proteção dos rios seja sempre a pauta principal.

É possível que se explore a natureza. Só que de forma racional. Cuidar da água, cuidar dos rios. Assim é possível a economia de tantas despesas para tornar a água limpa e pronta pro consumo humano. Aproveitar essa água pra produzir na agricultura e produzir mais alimentos.

A natureza está aí e é importante a conservação ambiental para que a vida continue. As gerações presentes e futuras merecem viver num meio ambiente saudável e que os recursos gerados usufruídos por todos os viventes!