terça-feira, 25 de maio de 2010

PRA QUE FOGO?


O fogo sempre ajudou o homem nessa aventura que é a vida no planeta terra. E este planeta necessita de maiores cuidados em todos os aspectos, sem sombra de dúvida. A humanidade retira tudo da terra para sobreviver, pois sabemos que a matéria está aí disponível para ser bem usada. Eu disse bem usada. Sabendo explorar a natureza teremos sempre a matéria prima para tudo. Mas o porém, como diz o outro, é que devemos cuidar bem dos nossos dejetos, ao destiná-lo a um lugar certo e seguro. Estou a falar do lixo. Mais do que nunca se faz necessário locais apropriados para o lixo não reciclável, pois grande parte do nosso lixo pode ser reciclado e gerar emprego e renda. Logo, logo publicarei um artigo a respeito desse assunto.

O assunto que quero retratar é a mania feia, deselegante e mal educada de tocar fogo no lixo no quintal ou nas calçadas aqui na cidade. É uma fumaça insuportável e contribui para desequilibrar o clima no planeta inteiro. É exagero? Não deixa de ser. Quem lavou suas roupas e que se encontram no varal, logo estarão a cheirar fumaça e o pior podendo manchá-las. Fumaça para todo lado que incomoda todo mundo.

Solução, tem! É só juntar as folhas das árvores, galhos e outros dejetos e acondicioná-los em uma sacola ou saco e colocar para o caminhão do lixo da prefeitura dar o destino certo. O que não aceito é ficar a sofrer com cheiro de fumaça e a contribuição do vizinho para a piora do clima. Protesto está feito!
Foto: José de Arimatéa dos Santos

2 comentários:

Rosemary Borges Xavier disse...

Bom José de Arimatéa não e só o problema de sujar as roupas, de botar mal cheiro nelas, a fumaça que se desprende da queima libera um gás tóxico, o CO2, altamente poluente, destruidor da Camada de Ozônio (nosso melhor filtro de proteção solar), e as folhas, flores, frutos, galhos, raízes, tudo isto se nós soubermos aproveitar serve de nutrientes para a planta, aqui onde moro tenho um pequeníssimo jardim, logo em frente a minha casa tem uma árvore (uma Cássia Amarela), então eu varro tudo o que cai desta árvore, e coloco neste jardim, é a forma de reciclar, ou como nós chamamos: ciclagem dos nutrientes.

Um abraço

Rose

José de Arimatéa dos Santos disse...

Rose, suas observações só enriquecem minha preocupação com a queima do lixo. Muito obrigado também por prestigiar esse blog.