sábado, 26 de novembro de 2011

EQUILÍBRIO NO DEBATE

No debate sobre o novo Código Florestal que está em discussão no Congresso Nacional vejo que o setor que mais elogia o relatório que vai ao plenário do Senado é o grupo dos ruralistas. Os seus representantes se auto intitulam produtivos e passam para a sociedade que os ecologistas são contra esse "desenvolvimento". É notório que esse grupo desmata a floresta e até mata quem faz uma agricultura sustentável. É só acompanhar o noticiário de violência contra os que querem viver na floresta e sobreviver da riqueza que ela proporciona.
Os ecologistas são minoria no parlamento e defendem uma maior proteção aos recursos naturais que felizmente o Brasil é referência no mundo. Acreditam que a lei deve ser mais rígida com a proteção da água e das matas e que os agricultores que vivem das florestas tenham mais apoio.
Acredito que há uma desigualdade nesse processo, pois o equilíbrio é necessário. O Código Florestal significa o futuro do meio ambiente no Brasil e no mundo. O nosso país tem espaço para a produção agrícola e também pode-se proteger mais os rios, nascentes, topos de morro e as florestas.
É preciso definir bem a proteção ao meio ambiente e que este novo Código Florestal seja uma lei que realmente contemple tanto os agricultores como também ao meio ambiente. O futuro está sendo feito agora. E seres humanos e demais animais juntamente com as plantas e demais entes da natureza formam um conjunto harmonioso. Qualquer desequilíbrio pode causar grandes transtornos que infelizmente já vemos quase sempre.
Foto: José de Arimatéa dos Santos

Nenhum comentário: