quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

RONDÔNIA, 30 ANOS

Neste dia 04 de janeiro comemoram-se 30 anos da implantação do estado de Rondônia. Uma das mais importantes estrelas da bandeira nacional. Rondônia pertence a região norte do país e estrategicamente de uma importância incrível devido suas riquezas minerais e vegetais, além da gente rondoniense que nasceu aqui ou que veio para cá em busca de trabalho e oportunidade.
Infelizmente Rondônia invariavelmente aparece na grande mídia nacional pelos escândalos protagonizados por alguns políticos que visam o poder tão somente para roubar o dinheiro suado dos contribuintes ou então por figuras da política do estado que em Brasília defendem projetos exóticos que envergonham qualquer rondoniense que tenha um mínimo de bom senso.
São 52 municípios que formam o estado de Rondônia. Tendo Porto Velho como sua capital e Ariquemes, Vilhena, Ji-Paraná, Cacoal, Jaru, Ouro Preto do Oeste, Rolim de Moura entre tantas outras que complementam essa beleza amazôncia que é o estado dos rondonienses.
Felizmente o estado de Rondônia possui uma grande área de floresta que precisa urgetemente ser protegida. Explorar a mata economicamente sem desmatar. Esse é o grande desafio, pois a colonização de Rondônia foi calcada na derrubada de grandes áreas para a agricultura e pecuária. E é necessário um freio nesse processo hoje por que economicamente e estrategicamente vale mais a floresta em pé. Isso se chama sustentabilidade. Preservar a mata e os que vivem da mata.
O futuro de Rondônia é a exploração de seus recursos naturais de forma inteligente. Respeitando o meio ambiente para que no amanhã seja o orgulho de todo país. Crescimento econômico, educacional, cultural e político com seriedade e ética. Todas as homenagens ao povo de Rondônia!

Nenhum comentário: