sábado, 2 de fevereiro de 2013

MANHÃ DE CHUVA

José de Arimatéa dos Santos
Não tem coisa melhor que acordar cedinho com o barulhinho tão bom de uma chuvinha fina, tranquila e ao bater no telhado os pingos dessa chuva chegam aos nossos ouvidos igual música de uma sinfonia suave. Toda a natureza se alegra e um clima de paz se estabelece em todos os sentidos. Digo isto numa situação em que a chuva não incomode no aspecto de uma goteira bem em cima de nós, enchentes e deslizamentos de terra. Tirando esses incômodos da chuva é só curtir e se tiver de folga do trabalho aí é que se completa todo o quadro.
Somos sabedores dos graves problemas da falta de chuva que ocorre de maneira cíclica no nordeste brasileiro e que demanda por parte dos governos a implementação de políticas de convivência com esse fenômeno climático. Nos vários órgãos governamentais ideias e propostas estão prontas e a espera da tão propalada "vontade política" para minorar os graves e grandes efeitos de uma estiagem tão longa. O que toda a sociedade brasileira espera e cobra é resolver de vez esse problema da seca que a muito tempo assola essa região tão rica e próspera do Brasil.
E nisso, o sertanejo sabe tão bem o que é a chuva a molhar suas plantações e armazenar água em açudes e cisternas para os meses sem chuva. Chuva que vem a qualquer momento e tranquilamente a deixar toda a atmosfera da região numa alegria e contentamento tão cheia de regojizo. Legumes e frutas de época com mais vitalidade e saúde para o ser humano e demais animais depois do período invernoso como diz o nordestino. Imagens chocantes de miséria na zona rural e o completo abandono do agricultor não combinam mais nesse mundo tão próximo e que instantaneamente as coisas acontecem. Nada de êxodo rural. Enfim, que se valorize o homem do campo para produzir e ficar cada vez mais em sua terra natal.
E nessa chuva que na madrugada começou e persiste num som que alivia as tensões dos acontecimentos corriqueiros de todo dia e que nos dar projeções e esperanças de novos tempos e dias melhores. Só espero que essas chuvas continuem nesse bailado de tranquilidade que transformam todo um ambiente de calor, poeira e seca na fartura de alimentos e sorrisos no rosto de toda a natureza. Somente alegria e no acreditar no futuro de paz, harmonia e solidariedade entre todos nós. Que manhã de chuva...!

Nenhum comentário: