sábado, 23 de fevereiro de 2013

SAUDAÇÕES ECOLÓGICAS

José de Arimatéa dos Santos
No início do ano estive no Balneário do Caldas na cidade de Barbalha(Ce) e dando umas voltas pelo lugar aprazível e de uma beleza tão incomensurável, deparei-me com esta placa. Foi impactante e ao mesmo tempo de uma pedagogia tão inteligente para quem deve ter sempre a preocupação com a vida.
Acredito que se o capitalismo não rever seus conceitos de predador voraz da natureza o fim da vida no nosso planeta é questão de tempo. Longe de mim com previsões catastróficas ou religiosas sobre o fim do mundo, entretanto o cuidado com os recursos naturais devem ser obrigação diuturna e sempre de todos os seres vivos.
Cuidar do lixo, economizar água e energia e no campo não usar agrotóxicos que vão para o rio e a contaminar as águas são algumas medidas simples que todos nós temos consciência. Será? Acredito que outra visão de exploração da natureza deve ser experimentada e assim preservar-se a vida na terra.
A terra é Gaia e como tal a vida atual pode ser extinta e simplesmente o planeta se refazer. Basta lembrar dos dinossauros que foram varridos desse planeta e a terra se refez e é o que é hoje.
Infelizmente vemos o estímulo cada vez maior pelo uso do petróleo e a deixar de lado a política do etanol e demais recursos alternativos e que são menos poluentes. Expulsão e o desrespeito pela cultura dos povos indígenas, além de desmatar áreas da amazônia para a monocultura e/ou criação extensiva do gado. E com isso a ganância e a violência  do agronegócio contra trabalhadores rurais, além de contaminar o solo e a água com agrotóxicos.
Portanto, é necessário rever muito conceito predatório para a natureza e olhar para outros meios menos danosos para o planeta e para a vida. Como disse acima o planeta responde a todo instante as agressões que vem a sofrer a todo momento. Bastam ver os terremotos, deslizamentos de terra de encostas e o pior de tudo a desigualdade social em que alguns têm tudo e a maioria quase nada. Esse quadro tem que mudar. Saudações ecológicas!

Nenhum comentário: