quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

PÁTRIA DE CHUTEIRAS... E DE PROTESTOS!

Não vai demorar e os ufanistas de sempre estarão a postos a gritar que o Brasil é a pátria de chuteiras, tudo está a mil maravilhas e a incentivar todo tipo de amor ao país. Quero antes de mais nada dizer que acompanho futebol sempre e aquela frase que diz que “Quem não gosta de samba bom sujeito não é. É ruim da cabeça ou doente do pé”, pode ser adaptada tranquilamente ao futebol.
O brasileiro desde tenra idade já chuta uma bola seja no bairro mais pobre aos mais ricos e sonha ser um dia um grande jogador de futebol. Privilégio para poucos chegar a ser um atleta de futebol e mais ainda envergar a camisa amarela da seleção brasileira.
Quando anunciaram o Brasil como sede de uma Copa do Mundo de Futebol, gostei. Por que o Brasil ao menos nesse esporte é primeiríssimo mundo. Basta olhar a camisa amarela e observar o número de estrelas que carrega. Outro fator interessante é que o futebol une tantas pessoas num estádio de futebol e em frente á televisão praticamente todos os dias da semana. E o papo na segunda feira de quem ganhou ou perdeu? As brincadeiras sadias, gozação e por aí vai. A resenha se prolonga por dias e mais dias.
E falando em seleção brasileira, sempre foi e será um orgulho para todo brasileiro torcer pelo time que entrar em campo. Pena que não temos um “escrete” de ouro de outros tempos. O verdadeiro futebol brasileiro de muitos gols e jogadas incríveis, hoje em dia, está difícil de ver, contudo a mística da camisa canarinho persiste e grandes jogadores a fazer bonito em muitas copas. Esperamos que a seleção brasileira ganhe esta copa e de forma inquestionável.
Infelizmente a Copa é no Brasil. Hoje chego a essa conclusão. O governo brasileiro vendeu uma coisa e entregou outro produto para a população brasileira. E bem caro. Gastos astronômicos com estádios e as obras de mobilidade urbana, além de aeroportos. As arenas esportivas ficarão espetaculares, contudo as obras de mobilidade urbana e modernização dos aeroportos ficarão para depois da copa. Tudo grande e oneroso para os cofres do governo. Quando anunciaram que a copa seria no Brasil agora em 2014, o governo brasileiro veio com o discurso que a grande parte dos gastos viria da iniciativa privada. O que se vê é o governo a gastar os “tubos” com um torneio de futebol em detrimento de tanta coisa mais importante.
Ah, os defensores dessa copa aqui em terras tupiniquins dizem que o país vai ganhar bem mais do que investiu. Quem garante? E será que o retorno do investimento será realmente bem aplicado em setores como educação, saúde, segurança, enfim melhorias para toda população?
As manifestações contra a copa se antecipam. Vão proibir a população de gritar contra esse disparate de gastança numa evento esportivo? Os gastos com estádios de futebol já passam dos 8 bilhões de reais. A estimativa que os gastos com as arenas não chegariam a 3 bilhões...
Agora é torcer que o país possa oferecer aos visitantes do mundo todo uma grande copa do mundo, entretanto ficará marcada pelos protestos dos brasileiros devido principalmente pela prioridade do governo em investir em modernas arenas esportivas. E infelizmente quase nada de legado dessa copa se vê a olhos nus. E dentro de campo possa nossa seleção fazer jus a história tão linda de ser o melhor futebol desse planeta. Enquanto isso o país perde o curso da história e essa era a hora para investir num ensino a médio e longo prazo de primeira e fazer do Brasil campeão, além do futebol, campeão mundial em educação, saúde, segurança e oportunidades para todos que vivem nesse país tão lindo.

Nenhum comentário: