domingo, 30 de agosto de 2009

DIA DO BLOG


Sempre gostei de ler e escrever. Uma época escrevi várias coisas. Logo não gostei do que escrevi e joguei tudo no lixo. Talvez por ninguém ter lido. Eram poesias e opiniões sobre assuntos variados.

Mas daí surgiu o blog. No início escrevia sobre notícias ou pensamentos captados na internet. Era uma dificuldade para postar. Até hoje engatinho nesse mundo da web. Como tudo na vida aos poucos aprendo mais.

O blog é um diário virtual que você tem a oportunidade de colocar suas ideias e interagir com várias pessoas. Encontrar amigos e dar sua opinião sobre qualquer tema. Além de satisfação pessoal de registrar trabalhos e mostrar para o mundo como você é.

31 de agosto. Dia do blog.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

RUA


No universo de nossas cidades moramos numa rua. Invariavelmente tem nome. Algumas de nossas ruas levam nomes de políticos, militares ou de alguém de família dita tradicional. Quem nomeia as artérias de uma cidade são os nobres vereadores do municípios. Já notaram que os nomes das ruas não tem nada a ver com quem mora nesses lugares. Presta atenção no nome da rua ou avenida que você mora. Qual será o critério usado para se dar o nome a uma rua?

Defendo a idéia que as nossas rua tenham nomes singelos. Que tal a rua do Amor, rua das Flores ou rua da Saudade. Pode até ser nome de pessoas ilustres. Mas ilustre para aquela comunidade ou bairro que realmente prestou serviço para a cidade. É deselegante e transtorno para quem mora numa rua a troca de nomes. Em vez de se trocar de nome, nomeia uma rua que ainda não tem nome.

A rua é o local da cidade que o cidadão tem a sua identidade e cidadania. Todos nós temos um endereço. É na nossa rua que todos os dias voltamos do nosso cotidiano. Do nosso dia-a-dia. Do fim do dia depois de um longo e prazeroso trabalho. É na nossa rua e em casa que recarregamos nossas baterias. Podemos dialogar ou jogar conversa fora com os nossos vizinhos e amigos. É onde as crianças brincam. Jogam bola(hoje mais raramente).

Ah! E quando vamos visitar um amigo ou parente? O amigo ou parente mora na rua X ou Y! É para lá que vamos! Pois é, nós que moramos na cidade não tem jeito. A rua é o nosso refúgio. A alegria. O descanso. Por isso que devemos cuidar dessa importante via de qualquer cidade no mundo. Vamos cuidar melhor de nossas ruas! Só em não jogar lixo na rua, já é muita coisa. A municipalidade tem que fazer a parte dela. Pagamos impostos para termos bons serviços. É dever da prefeitura manter nossas ruas bem limpas e bem cuidadas.

A nossa rua é a extensão de nossa casa. Como cidadão consciente devemos acima de tudo procurar também cuidar da melhor maneira possível. Vamos cuidar da nossa rua.


Imagem: Rua José de Almeida e Silva - Santa Luzia do Oeste, Ro

Foto: Arimatéa

domingo, 23 de agosto de 2009

ALEXANDRE



Era o ano de 1999 e meu Alexandre nascia no dia 31 de julho. É uma pessoa muito querida por mim(não poderia deixar de ser). É um filho que tenho um amor e um carinho que passa do infinito. É mais que o infinito. Posso dizer sem medo que é o maior amigo que tenho. É um filho que com sua simplicidade me completa e faz da minha vida mais feliz.


Alexandre tem uma característica bem peculiar da sua personalidade e que se parece comigo. É o amor pela natureza. Vocês já observaram minha opinião a respeito do meio ambiente. E Alexandre tem respeito pelos animais e pelas plantas. É interessante essa preocupação dele pela sua idade. No Ceará ele surpreendeu a todos pela maneira como ele falava do cuidado que devemos ter com o meio em que vivemos.


Outra característica muito importante nele é a curiosidade(sinal de estudioso). Que Deus conserve nele essa belíssima qualidade. Ele é bem informado e articulado nas suas opiniões sobre vários assuntos. Comenta comigo sobre assuntos que estão em voga não só daqui de Rondônia, mas fatos que vão da Fórmula 1 a filmes.


Sobre cinema ele tem opinião sobre os filmes que já ganharam Oscar e que filme vai passar na televisão. Na parte de futebol ele pesquisa sobre os mascotes dos times, escudos e estádios. Ontem ele estava fazendo os cálculos de quantos anos de fundação tinha vários times do futebol brasileiro. A certa altura ele me disse:


- O Santo André tem 42 anos!


Ele estava folheando a revista Placar sobre o campeonato brasileiro de futebol. O Santo André, time do estado de São Paulo, vai completar 42 anos no mês de setembro.


Essa é uma homenagem que faço de muito bom grado e coração para Alexandre Costa dos Santos, meu filho. Que cada vez mais seja estudioso e me dê muito orgulho. Que Deus o ilumine!
Imagem: Alexandre
Foto: Arimatéa

BRASIL 100 VEZES

Alguns minutos atrás o piloto de Fórmula 1 Rubens Barrichello fez história. A centésima vitória de pilotos brasileiros na categoria chegou hoje. E não poderia ser de uma forma retumbante e emocionante. Logo pelo piloto mais contestado e motivo de piadas pelo Brasil a fora. Veja como a vida dá voltas. E logo a centésima vitória do Brasil ser de Rubens Barrichello é um sinal do reconhecimento pelo trabalho dele e pelo seu talento. Foi muito especial essa vitória de Rubinho. Pois da terceira colocação no grid, superou as MacLarens e venceu a corrida do GP da Europa, em Valência na Espanha.
Algumas pessoas não tem a noção de como uma corrida de Fórmula 1 possa ter alguma emoção. Mas com essa vitória só reforça a força do Brasil nesse esporte. E a vitória veio de forma contundente e que faz jus ao talento do brasileiro no volante de um carro. O automobilismo está de parabéns por essa grande conquista e que novas vitória venham. E que seja com Felipe Massa, Rubens Barrichello e os pilotos que vem por aí. Brasil 100 vezes mais!

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

TENHA FÉ EM DEUS, TENHA FÉ NA VIDA - RAUL SEIXAS

Hoje 21 de agosto, completam-se 20 anos da morte do cantor e compositor Raul Seixas. Raulzito estava com 44 anos de idade. O título desta postagem é um trecho de uma música bem famosa dele. Lembro bem dessa frase por que Roberto Frejat, vocalista da banda Barão Vermelho, numa entrevista falou que nas madrugadas da vida em qualquer lugar do Brasil, certamente ouve-se Raul Seixas. É um cantor de músicas de conteúdo e principalmente inesquecíveis.
Até hoje as rádios tocam músicas de Raul Seixas. E os covers(artistas imitadores) são muitos e se apresentam de maneira bem parecida com ele. Vou citar alguns dos seus maiores sucessos:
Ouro de Tolo
Eu Nasci Há Dez Mil Anos Atrás
Metamorfose Ambulante
Sociedade Alternativa
Maluco Beleza
Carimbador Maluco
Vale ressaltar que boa parte de suas músicas tem a parceria com o hoje consagrado escritor Paulo Coelho. É grande o número de fãs de Raulzito.
Essa é a minha humilde homenagem a esse ícone do rock brasileiro.
Viva Raul Seixas!

sábado, 15 de agosto de 2009

FUTEBOL


Qualquer brasileiro já nasce com a paixão pelo futebol. Todos nós desde pequeno já estamos com uma bola para brincar. Lembro das bolas chamadas dente de leite. Em cada rua era comum aquele monte de meninos brincando de bola.


O futebol era bastante comum nas ruas, esquinas, praças e incrível já vi colegas meus jogar bola na calçada da Igreja do Rosário na terra onde nasci. A calçada da igreja tem a forma semicircular com duas portas. As portas eram as traves. E o campo de jogo era também semicircular. O esporte de origem bretão corria solto em frente da citada igreja, ao lado e na praça também.


Sei que hoje toda criança quer brincar de futebol ainda. Só que hoje tudo é muito diferente. Muitos se inscrevem em escolinhas de futebol. Praticamente acabou o descobrimento de talentos de forma que eu poderia dizer artesanal, romântica ou natural. Os futuros jogadores de futebol têm que passar por uma escolinha. Muitos criticam a forma como essas escolinhas trabalham com os seus atletas. O interessante é que se trabalha o preparo físico e o sentido de grupo. Mas o gingado, dribles e jogadas individuais são mais difíceis de acontecer. É o modelo do futebol europeu. Muita rigidez, disposição tática, correria e falta de criatividade.


Observando jogos dos campeonatos oficiais no Brasil vemos um futebol burocrático e sem muita criatividade. Os técnicos se preocupam mais hoje em se defender primeiro e depois atacar. Primeiro preservar o cargo pois se perder a partida ou se não tiver uma sequência de bons resultados perde o emprego. É a lei da sobrevivência. No mundo milionário do futebol vitórias significam mais patrocínios, dinheiro em caixa e revelação de jogadores para serem vendidos ao exterior.

O resultado de um futebol sofrível se vê na seleção brasileira de futebol. Para vencer adversários como a inexpressiva seleção da Estônia foi um trabalhão. Não é mais como num passado não tão distante em que só a camisa amarela ganhava jogo. Podia se fazer dez seleções brasileiras e todas de qualidade. Seleções do Paraguai, Colômbia, Bolívia ao enfrentarem o Brasil já sabiam que iam perder. Goleadas e com futebol espetáculo que agradavam os brasileiros e os amantes do esporte no mundo inteiro.

Então é um pouco difícil que surjam craques como Garrincha, Zico, Romário, Falcão e por aí vai. Pelé nem se fala. A criatividade, o drible e a jogada de efeito raramente se vê hoje numa partida de futebol. Espero que haja uma nova revolução no futebol brasileiro e que aliado a disciplina tática(não deixa de ser importante) tenha também o belo do futebol. Jogadas bem trabalhadas, lançamento perfeitos, passes certos e jogadas geniais e gols maravilhosos. Enfim, um futebol bem brasileiro.
Imagem: Estádio Municipal 11 de Maio - Santa Luzia do Oeste, Ro
Foto: Arimatéa

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

ESTUDANTES

Pelo próprio nome já se diz tudo: estudante. Aquele indivíduo que procura adquirir conhecimentos e através destes galgar posições de destaque na sociedade que vivemos. A escola é o principal meio que todos nós já frequentamos, estamos frequentando ou vamos frequentar. O estudante é um sujeito que além de adquirir conhecimento se forma para a vida.
No Brasil a história da estudantada é bastante interessante. Na campanha do "petróleo é nosso", por democracia, na luta contra a ditadura militar de 1964 a 1985, pelas eleições diretas para presidente da República, na constitiutinte, no afastamento do presidente "collorido" e várias outras lutas, o estudante estava junto e na frente. Posso enumerar ainda a luta da meia entrada no cinema e espetáculos teatrais(que boa parte dos políticos querem acabar) e o principal por melhores condições de ensino nas escolas e na universidade.
O papel do estudante na sociedade é importantíssimo. Através das lutas dos estudantes é que podemos vislumbrar um país diferente do que é hoje. Os estudantes, juntamente com os outros setores da sociedade, podem e devem lutar por melhores condições de estudo, trabalho, respeito ao meio ambiente, à criança e aos idosos. Enfim, lutar por justiça social, econômica, fim da corrupção e por mais ética. Tudo isso começa no Grêmio Estudantil e vai pelas organizações estudantis dos estudantes do ensino médio à combativa UNE(União Nacional dos Estudantes).

domingo, 9 de agosto de 2009

FELIZ DIA DOS PAIS!

Sabemos que todo dia é dia dos pais. Mas temos a tradição de colocar datas para muitos eventos. É importante lembrar a importância dessa figura na educação dos filhos.
O pai é um ente que auxilia a mãe na educação dos filhos.
Nesse pequeno texto quero tão somente parabenizar a todos os pais. O pai é que dá muito amor e firmeza ao seu filho. Aí está a grande capacidade e importância do pai.
O pai é herói, o pai é amor!
Viva os pais!

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

QUE VERGONHA!


"Nas favelas, no Senado/Sujeira pra todo lado/ Ninguém respeita a Constituição"(Renato Russo -
Que país é este)


É meu caro, a coisa tá preta pros lados do Senado Federal. Da frase do genial Renato Russo, nos anos 80, quando ele compôs essa música, as coisas não mudaram muito. Só piorou. Os escândalos só se acumulam e envergonham mais ainda o cidadão brasileiro honesto, trabalhador e que procura pagar suas obrigações em dia.


Esta semana a Tv Senado exibiu ao vivo o espetáculo de baixarias. E mais uma vez o cidadão consciente se sentiu envergonhado com as palavras e atitudes de alguns senadores para com os outros parlamentares de pensamento contrário a respeito da crise. Sem sombra de dúvidas vê-se mais uma vez quem representa o que e a quem. Senadores que defendem com unhas, dentes e boca suja a corrupção e safadeza que impera na mais alta casa legislativa do nosso país.


Ah! Como seria interessante que todo brasileiro acompanhasse mais a Tv Senado e a política em geral. Que acompanhasse pela sua ótica os acontecimentos políticos de sua cidade, de seu estado e principalmente do país. Saber discernir as notícias que jorram minuto a minuto hoje em dia. E principalmente acompanhar os passos dos nossos representantes. Como ele vota e age dentro do parlamento e na administração pública.


A crise tem o lado bom para conhecermos e sabermos diferenciar o joio do trigo. E nos leva a reflexão quanto o nosso voto é importante não só no dia da eleição. Daí é importante estudar a vida dos políticos e eleger representantes trabalhadores e acima de tudo honestos e éticos.


Imagem pescada do: desgovernando.wordpress.com

sábado, 1 de agosto de 2009

CRISTO REDENTOR



O Cristo Redentor é o maior símbolo da cidade do Rio de Janeiro sem sombras de dúvidas. É uma das 7 maravilhas do mundo. Tem 38 metros de altura e foi inaugurado em 12 de outubro do ano de 1931. O Cristo Redentor no Rio de Janeiro representa a imagem de fé e simpatia do povo carioca. O Brasil é bastante lembrado no mundo afora devido a beleza da cidade do Rio de Janeiro e quem se destaca nas imagens é a estátua do Cristo Redentor.


As réplicas do Cristo Redentor estão espalhadas por esse Brasil imenso. O número de réplicas de Cristo Redentor já passam em mais de 220 em todo o Brasi. De norte a sul.


Os mais interessados na confecção de réplicas são prefeitos. Eis algumas cidades que possuem estátuas do Cristo Redentor: Pouso Alegre(MG), Taubaté(SP), Setãozinho(SP), Guaporé(RS), Colatina(ES), Coari(AM), ...


Santa Luzia do Oeste(RO) também tem uma réplica do Cristo Redentor. A estátua do Cristo Redentor aqui na cidade de Santa Luzia foi inaugurada no início do ano. O Cristo Redentor da cidade fica localizado na estrada Santa Luzia do Oeste a Rolim de Moura num sopé que de lá de cima além da beleza do lugar emana uma paz e uma tranquilidade que só quem já visitou o local pode falar. E é um local que virou ponto turístico para a cidade. Em tempo: no local há também uma pequena e bela imagem de Santa Luzia, a santa protetora dos olhos.
Fonte de pesquisa: Site do governo do estado do Rio de Janeiro - RIOTUR
Yahoo - respostas
Imagem: Cristo Redentor(Santa Luzia do Oeste-Ro)
Foto: Arimatéa