quinta-feira, 27 de agosto de 2009

RUA


No universo de nossas cidades moramos numa rua. Invariavelmente tem nome. Algumas de nossas ruas levam nomes de políticos, militares ou de alguém de família dita tradicional. Quem nomeia as artérias de uma cidade são os nobres vereadores do municípios. Já notaram que os nomes das ruas não tem nada a ver com quem mora nesses lugares. Presta atenção no nome da rua ou avenida que você mora. Qual será o critério usado para se dar o nome a uma rua?

Defendo a idéia que as nossas rua tenham nomes singelos. Que tal a rua do Amor, rua das Flores ou rua da Saudade. Pode até ser nome de pessoas ilustres. Mas ilustre para aquela comunidade ou bairro que realmente prestou serviço para a cidade. É deselegante e transtorno para quem mora numa rua a troca de nomes. Em vez de se trocar de nome, nomeia uma rua que ainda não tem nome.

A rua é o local da cidade que o cidadão tem a sua identidade e cidadania. Todos nós temos um endereço. É na nossa rua que todos os dias voltamos do nosso cotidiano. Do nosso dia-a-dia. Do fim do dia depois de um longo e prazeroso trabalho. É na nossa rua e em casa que recarregamos nossas baterias. Podemos dialogar ou jogar conversa fora com os nossos vizinhos e amigos. É onde as crianças brincam. Jogam bola(hoje mais raramente).

Ah! E quando vamos visitar um amigo ou parente? O amigo ou parente mora na rua X ou Y! É para lá que vamos! Pois é, nós que moramos na cidade não tem jeito. A rua é o nosso refúgio. A alegria. O descanso. Por isso que devemos cuidar dessa importante via de qualquer cidade no mundo. Vamos cuidar melhor de nossas ruas! Só em não jogar lixo na rua, já é muita coisa. A municipalidade tem que fazer a parte dela. Pagamos impostos para termos bons serviços. É dever da prefeitura manter nossas ruas bem limpas e bem cuidadas.

A nossa rua é a extensão de nossa casa. Como cidadão consciente devemos acima de tudo procurar também cuidar da melhor maneira possível. Vamos cuidar da nossa rua.


Imagem: Rua José de Almeida e Silva - Santa Luzia do Oeste, Ro

Foto: Arimatéa

Nenhum comentário: