domingo, 28 de fevereiro de 2010

MEU CARIRI, TERRA BELA E DE MUITO POTENCIAL

O cariri é uma região privilegiada em praticamente todos os aspectos. Ao sair do cariri com destino a Fortaleza pude observar a diferença dessa região com outras regiões do estado do Ceará. É impressionante a beleza natural que encanta e enche os olhos de qualquer ser humano que possa ter a oportunidade de conhecê-la. As principais cidades Barbalha, Crato e Juazeiro do Norte praticamente já se juntaram. É tanto que já é uma região metropolitana. A região metropolitana do Cariri. Que cresce a passos largos, fruto do brio e valentia de seu povo, mesmo com enormes diferenças. Mas isso não impede o progresso do cariri em um todo. No final todos saem ganhando.
Juazeiro do Norte é a cidade do cariri que é mais conhecida no país devido as romarias em homenagem ao Padre Cícero. Figura central que fez do Juazeiro uma terra de progresso e muito trabalho para quem se deslocou para morar nessa terra. A religiosidade em torno do Padre Cícero torna o município o centro de peregrinação no nordeste brasileiro. Fato que transforma a cidade num polo de investimento de muita envergadura que só faz bem para toda a região do cariri. Pude ver in loco o quanto Juazeiro cresce e com isso toda região caririense acompanha esse desenvolvimento.

Barbalha(minha terra) é cidade conservadora em todos os aspectos, mas cresce e com o crescimento certos preconceitos vão sendo derrubados de forma acachapante. Já foi uma cidade industrial e atualmente vê-se o crescimento do comércio. As manifestações folclóricas tem o mês de junho como o ápice e transfomam Barbalha no centro de cultura e em louvores a Santo Antônio. Mas antes o início da festa se dá com o carregamento do Pau da Bandeira de Santo Antônio. Momento único de fé e cultura nacionalmente conhecido.
Crato sem sombra de dúvidas é a cidade da cultura e do conhecimento. Faz do cariri um polo irradiador de educação que transforma e influencia o pensamento de cidadãos do estado Ceará e mais dos estados vizinhos. Mas não é só isso. Tem um povo acolhedor e alegre que faz qualquer visitante dessa belíssima cidade se sentir em casa e ter a obrigação de fazer propaganda(da cidade do Crato) aonde estiver. A feira do Crato é famosa desde sempre. Desde pequenino ouço falar da importância econômica e cultural dessa feira. E é uma cidade belíssima que só orgulha seus filhos. Tem também um comércio pujante e em franco desenvolvimento.
Depois desse arrazoado, quero reforçar a ideia que o cariri tem potencial enorme para o turismo. Basta nos ater ao grande potencial da chapada do Araripe e seus recursos naturais e geográficos. As fontes de água que jorram a todo instante é um dos cartões postais. Além do pé da serra que tem uma beleza sem igual. O verde é o cartão de visita que impressiona e transforma o cariri numa terra de investimentos e oportunidades. Porém é necessário que esse desenvolvimento seja sustentável e que respeite o meio ambiente. Respeite-se o homem caririense que sobrevive e tira seus sustento da chapada do Araripe. Enfim, o cariri é uma região que tem tudo para crescer e fazer a verdadeira inclusão de todos os caririenses.
Fotos: José de Arimatéa dos Santos
Imagens de: Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

NOTÍCIAS DE HOJE. E AMANHÃ?

Vendo os telejornais do meio dia logo após o almoço, verifico que o assunto do momento é a temperatura alta que se verifica nas grandes cidades brasileiras, principalmente o Rio de Janeiro. Não deixa de ser um assunto palpitante já que afeta milhões de brasileiros e este calor pode trazer consequências para a saúde de muita gente. Transtornos no trânsito já que muitas das vezes o motorista fica mais irritado e quem trabalha em ambientes não tão ventilados certamente a produção cai. Em algumas regiões do país, principalmente a amazônica, muito calor significa precipitações pluviométricas, fato que alivia e muito o calor e faz com que o ambiente fique um pouco mais arejado.
Mas nesse momento quero fazer uma crítica a imprensa quanto a vários fatos importantes que ocorrem e são noticiados, mas caem logo no ostracismo. O assunto em voga hoje fatalmente amanhã não se vê escrito, falado ou televisionado, infelizmente. Tem coisas que realmente não devem mesmo se falar e cair logo no esquecimento. Cito notícias das tão faladas e noticiadas "celebridades" e fuxicos de artistas, principalmente de televisão. Contribui em que saber quem será eliminado do BBB ou coisa do gênero? Que ator ou atriz casou ou deixou de casar ou fez isso ou aquilo! Façam uma experiência quando forem a um consultório médico e olhem as revistas(muitas da vezes velhas) disponíveis. Você vai notar que diferença é a notícia daquela época para hoje em relação ao seu artista favorito.
Por que não se fala mais em escândalos como o mensalão, o do Senado Federal, da farra das passagens aéreas dos Deputados Federais? Até quando a imprensa falará do mensalão do DEM? E no Haiti logo após o terremoto tudo foi resolvido? Não tem mais fome? Voltando ao Brasil, os casos de violência tiveram seu curso normal e os assassinos foram realmente punidos exemplarmente? Não vejo a continuadade da notícia. O que aconteceu depois. Só vai até um ponto. Dali não se vê o que deu ou o que aconteceu com centenas de fatos que somos bombardeados diariamente.
São questionamentos importantes porque faz com que cada um de nós pare e reflita um pouco com um sem número de informações que a toda hora somos bombardeados. A maioria das notícias são super importantes e nos ajudam no nosso dia-a-dia. Muita notícia faz o cidadão se planejar e trabalhar mais leve. Mas assuntos que deveriam se debatidos com mais profundidade caem logo no esquecimento e não se vê mais falar. Não tem continuadade. Não se vê no que deu, infelizmente. E pra boa parte da população o que se nota é o perigoso descrédito com a justiça principalmente. Muitos falam que em casos de corrupção de político não vai dar em nada e por aí vai. É a banalização de tudo. Da violência, corrupção, safadeza,...

sábado, 20 de fevereiro de 2010

COMPUTADOR E INTERNET


Nesse mundo atual é um prenchimento de formulários pela internet para tudo. É senha e mais senhas que temos que decorar. Depois começa-se a preencher as fichas que querem saber quase tudo da nossa vida. E haja paciência, pois às vezes a internet está lenta e tome a esperar para responder o próximo tópico. Parece até que não se tem mais papel. Tudo tem que ser on line. Vai no banco, correios, em casa ou no trabalho, tá lá o computador. Parece até, parece não, o mesmo já faz parte da nossa família. Sem ele não conseguimos viver. Até o celular já virou computador.

É, quem lê pensa que sou contra ou faço parte da turma que é a favor da máquina de escrever, vídeo cassete, cassete ou LP. Acredito sempre que as novas tecnologias estão aí para ajudar o homem nos mais variados ramos de atividade e desenvolvimento. Agiliza muita coisa e facilita o encontro de pessoas que moram em pontos variados e distantes da nossa casa, do planeta terra. Se não fosse essa maravilha não tinha como compartilhar essas ideias minhas com muita gente que nesse momento lê essas linhas. Vivemos novos e bons tempos. Em que a comunicação é o agora e que ficamos sabendo notícias ou fatos que acontecem nesse instante em qualquer quadrante do planeta.

O lado negativo é a pervesidade que alguns seres humanos teimam ainda em fazer com o seu semelhante. Aproveita dessa maravilha para difamar, atacar ou tentar se esconder no anonimato para covardemente emitir opiniões preconceituosas e mentir entre outras coisas, infelizmente. Tudo tem o seu lado negativo.

Quero somente terminar fazendo minhas homenagens ao computador e a internet que foram inventados, tenho certeza, para fazer fazer o bem e melhorar nossas vidas. Seja em casa, no trabalho e no lazer. Ferramenta super democrática. Ditaduras não gostam dessas ferramentas. Nossas ideias correm o mundo em segundos e faz com que não haja fronteiras. Acredito que a internet é o verdadeiro antídoto contra a falta de liberdade e contra a solidão. Que novas tecnologias o homem descubra. Assim é a vocação da humanidade para a democracia que significa liberdade, responsabilidade e paz.
Imagem: o mar(Praia do Futuro - Fortaleza, Ce) significa a imensidão e infinitude das tecnologias.
Foto: José de Arimatéa dos Santos

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

SANTA LUZIA DO OESTE - RONDÔNIA

Santa Luzia do Oeste é uma cidade pequena e tranquila. Cidade que tem um grande potencial para o crescimento e além de ser um município agrícola pode crescer em outros setores. O setor comercial é um deles e tem tudo para se expandir. Precisa por parte dos empresários desse setor mais vontade para cativar o consumidor, ao fazer o cidadão local se sentir a vontade e condições mínimas para fazer suas compras na cidade. Pois o que se observa é um bom número de pessoas que preferem comprar em municípios vizinhos. Será que a associação comercial daqui já fez alguma pesquisa pra saber por que muitos se deslocam para municípios maiores para fazer compras? Com esses dados na mão é possível checar as reais necessidades do consumidor local.
Outro fato que me preocupa muito é que a cidade se desenvolve a passos de tartaruga. Não há um projeto de desenvolvimento a médio ou longo prazo. Muitos reclamam que não dá para investir na cidade, pois não há retorno. O muito pouco de recursos governamentais não é bem aplicado, isto é, quando é realmente aplicado. Pois o que se escuta na cidade é que deputado ou senador tem emendas parlamentares para isso ou para aquilo, mas infelizmente o cidadão não vê benefício algum para o município.
Quero terminar como comecei. O potencial do muncípio de Santa Luzia do Oeste é enorme. Só na parte de turismo pode-se explorar e voltar a ganhar dividendos. O balneário daqui era famoso em todo o estado. Além do que há espaço para a instalação de fábricas que trabalhem com produtos agrícolas. Enfim, que nossos representantes políticos possam realmente trabalhar para toda a população de um modo geral. Santa Luzia do Oeste tem tudo para crescer e aparecer.
Imagem: Av. Brasil
Foto: Arimatéa

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

TRANSCRIÇÃO DE COMENTÁRIO RECEBIDO PELO BLOG QUE TRATA SOBRE MASSACRE DA COMUNIDADE CALDEIRÃO, SUL DO CEARÁ, CARIRI

SOS DIREITOS HUMANOS disse...
DENÚNCIA: SÍTIO CALDEIRÃO, O ARAGUAIA DO CEARÁ – UMA HISTÓRIA QUE NINGUÉM CONHECE PORQUE JAMAIS FOI CONTADA..."As Vítimas do Massacre do Sítio Caldeirão têm direito inalienável à Verdade, Memória, História e Justiça!" Otoniel Ajala DouradoO MASSACRE APAGADO DOS LIVROS DE HISTÓRIANo município de CRATO, interior do CEARÁ, BRASIL, houve um crime idêntico ao do “Araguaia”, foi o MASSACRE praticado por forças do Exército e da Polícia Militar do Ceará em 10.05.1937, contra a comunidade de camponeses católicos do Sítio da Santa Cruz do Deserto ou Sítio Caldeirão, que tinha como líder religioso o beato "JOSÉ LOURENÇO", paraibano de Pilões de Dentro, seguidor do padre Cícero Romão Batista, encarados como “socialistas periculosos”.O CRIME DE LESA HUMANIDADEO crime iniciou-se com um bombardeio aéreo, e depois, no solo, os militares usando armas diversas, como metralhadoras, fuzis, revólveres, pistolas, facas e facões, assassinaram na “MATA CAVALOS”, SERRA DO CRUZEIRO, mulheres, crianças, adolescentes, idosos, doentes e todo o ser vivo que estivesse ao alcance de suas armas, agindo como juízes e algozes. Meses após, JOSÉ GERALDO DA CRUZ, ex-prefeito de Juazeiro do Norte, encontrou num local da Chapada do Araripe, 16 crânios de crianças.A AÇÃO CIVIL PÚBLICA AJUIZADA PELA SOS DIREITOS HUMANOSComo o crime praticado pelo Exército e pela Polícia Militar do Ceará É de LESA HUMANIDADE / GENOCÍDIO é IMPRESCRITÍVEL pela legislação brasileira e pelos Acordos e Convenções internacionais, por isto a SOS - DIREITOS HUMANOS, ONG com sede em Fortaleza - CE, ajuizou em 2008 uma Ação Civil Pública na Justiça Federal contra a União Federal e o Estado do Ceará, requerendo que: a) seja informada a localização da COVA COLETIVA, b) sejam os restos mortais exumados e identificados através de DNA e enterrados com dignidade, c) os documentos do massacre sejam liberados para o público e o crime seja incluído nos livros de história, d) os descendentes das vítimas e sobreviventes sejam indenizados no valor de R$500 mil reais, e) outros pedidosA EXTINÇÃO SEM JULGAMENTO DE MÉRITO DA AÇÃOA Ação Civil Pública foi distribuída para o Juiz substituto da 1ª Vara Federal em Fortaleza/CE e depois, redistribuída para a 16ª Vara Federal em Juazeiro do Norte/CE, e lá foi extinta sem julgamento do mérito em 16.09.2009.AS RAZÕES DO RECURSO DA SOS DIREITOS HUMANOS PERANTE O TRF5A SOS DIREITOS HUMANOS apelou para o Tribunal Regional da 5ª Região em Recife/PE, argumentando que: a) não há prescrição porque o massacre do Sítio Caldeirão é um crime de LESA HUMANIDADE, b) os restos mortais das vítimas do Sítio Caldeirão não desapareceram da Chapada do Araripe a exemplo da família do CZAR ROMANOV, que foi morta no ano de 1918 e a ossada encontrada nos anos de 1991 e 2007; A SOS DIREITOS HUMANOS DENUNCIA O BRASIL PERANTE A OEAA SOS DIREITOS HUMANOS, igualmente aos familiares das vítimas da GUERRILHA DO ARAGUAIA, denunciou no ano de 2009, o governo brasileiro na Organização dos Estados Americanos – OEA, pelo desaparecimento forçado de 1000 pessoas do Sítio Caldeirão.QUEM PODE ENCONTRAR A COVA COLETIVAA “URCA” e a “UFC” com seu RADAR DE PENETRAÇÃO NO SOLO (GPR) podem encontrar a cova coletiva, e por que não a procuram? Serão os fósseis de peixes procurados no "Geopark Araripe" mais importantes que os restos mortais das vítimas do SÍTIO CALDEIRÃO?A COMISSÃO DA VERDADE A SOS DIREITOS HUMANOS busca apoio técnico para encontrar a COVA COLETIVA, e que o internauta divulgue esta notícia em seu blog, e a envie para seus representantes na Câmara municipal, Assembléia Legislativa, Câmara e Senado Federal, solicitando um pronunciamento exigindo do Governo Federal que informe o local da COVA COLETIVA das vítimas do Sítio Caldeirão.Paz e Solidariedade,Dr. OTONIEL AJALA DOURADOOAB/CE 9288 – 55 85 8613.1197Presidente da SOS - DIREITOS HUMANOSMembro da CDAA da OAB/CEwww.sosdireitoshumanos.org.br

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

CARNAVAL

É demais acompanhar carnaval pela tv simplesmente pela mesmice de todo ano. De um lado escola de samba e de outro trio elétrico. Quem tem paciência de acompanhar tudo isso? Cadê o carnaval dos outros lugares do Brasil que não seja Rio, Bahia, Penambuco? Parece que só tem folia nesses lugares. Carnaval é a festa mais democrática do mundo. Tem em todo lugar. A festa momina acontece do Rio Grande do Sul ao Amazonas.
As manifestações folclóricas afloram nessa época. É maracatu, frevo ou até o forró em alguns lugares. Sem esquecer nos bailes carnavalescos de clube, onde as famílias se reúnem e brincam a folia com segurança e muita alegria.
Finalizando, o carnaval é uma festa grande que engloba muitas formas de folia do povo brasileiro. O carnaval representa a identidade do brasileiro com sua alegria e irreverência que cativa o mundo inteiro. Qualquer reunião com um grupo de amigos já se forma um bloco carnavalesco. E com o tempo se torna tradição. Cada pedaço do Brasil brinca e festeja momo da sua maneira. Essa é a maravilha da festa. Carnaval.

sábado, 13 de fevereiro de 2010

R$10,14 - ATÉ QUANDO?

Agora pouco fui fazer algumas compras para o final de semana e mais uma vez aconteceu coisas difíceis de entender. Por que o comércio anuncia os preços dos seus produtos sempre com valores com decimais? Exemplo: R$2.99. Se qualquer cidadão pagar R$3,00 não recebe o um centavo que tem direito. Então tem que anunciar que o produto vale R$3,00. Essa é a lógica!
Mas o Brasil tem dessas coisas. E se o cidadão exigir o centavo dele o comerciante não tem o centavo devido. Coisas desse nosso Brasil. Vai entender essa matemática!

ALEXANDRE, FÉRIAS NO CEARÁ!

Fortaleza(Ce) - Praia do Futuro
Como é bom brincar com a areia fina e macia da praia!
A imensidão do mar e da água salgada
Que nos inspira e nos torna mais humanos!


Olha só que beleza!
A natureza que encanta!


Barbalha(Ceará) - Balneário do distrito de Caldas
Em cima da serra do Araripe faz frio!
Saulo(seu primo) e Alexandre



Barbalha(Ceará) - Sítio Farias
No pé da serra do Araripe
Verde e imponente
Oásis em plena sertão!




Sábado bastante quente e bonito
Alexandre aproveitou
Muita água cristalina do pé de serra
Baião de dois e churrasco!





Cleiton, Alexandre e Saulo,
Primos e parecidíssimos,
Só no vídeo game
Na casa da vovó
Barbalha(Ceará).



ÉTICA NA POLÍTICA E NA VIDA

Até que enfim político graúdo é preso acusado de corrupção. Para o povo que já andava meio sem esperança de algum dia ver um governador ser preso, eis que na véspera do carnaval, o governador do Distrito Federal é trancafiado. Quem sabe meus caros e minhas caras amigas seja o início de um novo tempo. Tempo de honestidade, ética na política e na vida nacional. Nada de "jeitinho brasileiro" que só mancha o nome dos brasileiros no mundo a fora. Ética na política e na vida de todos os cidadãos. Que assim seja!
O cidadão já está cansado de tanta roubalheira e safadeza de boa parte dos nossos políticos. Escândalos que vão se sucedendo e não se vê punição exemplar. Todos nós desde a tenra idade ouvimos falar em corrupção. A imprensa não fala que o político roubou, usam outros nomes. Quando é um pobre os programas policialescos do rádio e tv exploram a exaustão, humilham e denigrem a imagem da pessoa. Muitas das vezes são só acusados, não se provou que esse realmente cometeu o delito. Já quanto aos figurões da política é diferente. Os ladrões do erário público não são expostos mais violentamente. Só quando é um caso tão explícito como esse de Brasília. Os outros casos de corrupção foram denunciados pela imprensa e causaram repulsa da população, mas o do Distrito Federal causou repulsa em todos nós pela forma desavergonhada das negociatas e sem vergonhice explícita.
A corrupção é um mal que se deve combater e exigir da justiça mais rapidez na apuração e a devida punição. Reaver de volta todo o dinheiro público desviado, além de pagar pena trancafiado. Nepotismo também não deixa de ser uma variante da corrupção. Será que os parentes do governante de plantão são mais inteligentes e capazes que os outros cidadãos da cidade, estado ou união? Essa é a questão ética com o cuidado devido com o dinheiro do contribuinte.
Nós enquanto brasileiros que pagamos nossos impostos e encargos direitinho temos que nos policiar e não embarcar em vários momento do dia-a-dia que se caracterizam falta de ética. Quem nunca viu alguém furar a fila do banco ou outro que pede para o amigo pagar alguma conta por está bem a frente na fila? São casos muitos comuns que na hora a maioria não chia. A ética passa por todos esses casos e vai mais além quando não se vende o voto na época de eleição. Infelizmente fruto de favores muito político deixa o o eleitor "obrigado" a sufragar o nome dele. Muitas das vezes o cidadão poderia resolver no órgão competente, mas recorre ao político de plantão. No dia da eleição vende seu voto dessa maneira. Olha, acredito que a maioria dos eleitos hoje se encontra na situação de eleito devido a compra de votos, seja da maneira que for.
Toda eleição é o momento de mudar esse quadro. Muita gente não vota em quem hoje tem mandato. Mas podemos analisar os nomes expostos e verificar se realmente fizeram alguma coisa de importante. O que vão defender. Se vão ser a favor do trabalhador ou do empresário. Se acima de tudo são honestos. Acredito que a maioria da população é honesta e capaz. Ética na política e também em todos os setores da vida nacional. Viva o Brasil!

domingo, 7 de fevereiro de 2010

A AVENTURA DE CONHECER O BRASIL


Quero falar de viagens pelo Brasil a fora. Meus amigos e amigas é complicado. No início do ano saí daqui de Rondônia com destino a terrinha, meu Ceará. Embarquei num ônibus em Pimenta Bueno(Ro) com destino a Goiânia. Chego em Goiânia e embarco automaticamente noutro buzão com destino à Fortaleza(Ce). A minha volta para Rondônia também foi de ônibus.

Meus caríssimos é cansativa essa viagem. Coisa de maluco! Bem, eu já sabia das dificuldades. Mas dos problemas na ida foi novidade que não desejo a ser humano nenhum. Chega na Bahia, ônibus quebra e passamos uma noite parados no meio do nada. Todo mundo com medo de assaltos. Graças a Deus não aconteceu nada de mais grave.

Mas uma coisa que nossas autoridades precisa ver logo é a exploração que os viajantes sofrem em cada parada do ônibus para se alimentar, tomar banho ou fazer um simples xixi. Um real para usar o banheiro, dois e cinquenta por um simples pão de queijo e almoçar muitas das vezes é um verdadeiro assalto. Caro e ruim, na maioria das vezes. Nessa viagem(aventura) a melhor comida que degustei foi em Quixeramobim, já no Ceará.

As empresas de ônibus que ponham as barbas de molho, pois as empresas de aviação disponibilizam vôos regulares para o Brasil inteiro e muitas das vezes com preços convidativos. Espero chegar o momento que o usuário de transporte possa fazer a opção entre o ônibus ou avião em todo o país. Se as empresas de ônibus não melhorarem seus serviços fatalmente perderão passageiros para os da aviação. Que as empresas de aviação possam disponibilizar melhores preços e serviços. Que essas condições estejam presentes no ano inteiro, não só em datas especiais.

O brasileiro precisa e quer conhecer o Brasil. Que as condições das empresas seja de ônibus ou de avião melhorem. Com isso só quem ganha é o país. O brasileiro agradece e exige cada vez mais melhores serviços das empresas de viagem. O Brasil é lindo e precisa ser conhecido por nós que nascemos aqui. Dessa forma vamos valorizar e vangloriar as belezas naturais tão presentes nessa terra Brasil.


Imagem: Balneário do Caldas - Barbalha(Ce)

Foto: Arimatéa

sábado, 6 de fevereiro de 2010

PELA EDUCAÇÃO O POVO SE LIBERTARÁ!


A escola tem uma difícil tarefa hoje em dia fruto de um sem números de projetos que seus profissionais tem que trabalhar junto com os alunos e/ou com a comunidade. Projetos que contemplem assuntos que vão da violência, sexualidade até a convivência entre nós seres humanos e o meio ambiente. Aquela escola que visava tão unicamente os conteúdos de cada disciplina parece que morreu. Não é que os conteúdos programáticos tenham sidos eliminados de sala de aula. Agora o professor procura passar os conteúdos de cada matéria e trabalhar assuntos pertinentes que citei acima. E hoje mais do que nunca a escola é talvez o único local de debate e exposição dos grandes problemas que aflige a juventude brasileira.

Acontece que em muitos lares brasileiros não há o diálogo franco e aberto entre pais e filhos. E com isso os problemas vão se avolumando e desemboca tudo isso nas nossas escolas. O governo não está nem aí. Com isso o povo se acha num mato sem cachorro. Sucateamento das escolas, baixos salários e o mais importante e mais preocupante é a progressiva desvalorização do professor. O professor procura heroicamente repassar seus conhecimentos e seus valores de vida que serve pra qualquer pessoa de uma forma que essa realidade seja revertida a médio prazo. Valores que a juventude deve estudar mais, ler, interpretar os grandes vultos da literatura nacional e internacional e o mais importante que sejam homens e mulheres com ética na vida a fora.

O que vemos na televisão e que reflete infelizmente na nossa sociedade é a verdadeira e cruel inversão de valores que a maioria dos pais e professores tanto combate. Simplesmente ao assistir um capítulo de uma novela ao lado de minha mãe e meu irmão fiquei com vergonha. A novela no seu enredo passa valores deturpados que não representa a maioria de nós e de nossas famílias. Por que não passa a verdadeira realidade do povo? A televisão deseduca. É um crime.

Nessa confusão toda os gestores da educação querem que a escola resolva o prolema da sexualidade precoce entre as adolescentes, gravidez na adolescência, problemática da AIDS, violência, drogas e o desajuste familiar, entre outros. Como a escola vai resolver esses e mais outros problemas? A realidade é mais embaixo. E muito complicada.

A escola não corre de sua missão e com todos problemas estruturais que persistem e a persegue, sobrevive e vai em frente levando ensino, aprendizagem e exemplos de amor pelo próximo. Trabalha todos esses problemas juvenis e aponta saídas que fatalmente no futuro serão resolvidos. Pra se resolver a problemática da educação a escola sempre procura envolver seus entes principais que são o professor, funcionário de escola, alunos e pais. A comunidade educacional tem que participar ativamente, pois assim a verdadeira cidadania se faz presente e cobrará a fatura aos nossos representantes eleitos. Pela educação o povo se libertará!
Imagem: Faculdade de Medicina de Barbalha(Ce) - Universidade Federal do Ceará, antigo prédio do Colégio Santo Antônio em que o blogueiro estudou.
Foto: Arimatéa