sábado, 13 de fevereiro de 2010

ÉTICA NA POLÍTICA E NA VIDA

Até que enfim político graúdo é preso acusado de corrupção. Para o povo que já andava meio sem esperança de algum dia ver um governador ser preso, eis que na véspera do carnaval, o governador do Distrito Federal é trancafiado. Quem sabe meus caros e minhas caras amigas seja o início de um novo tempo. Tempo de honestidade, ética na política e na vida nacional. Nada de "jeitinho brasileiro" que só mancha o nome dos brasileiros no mundo a fora. Ética na política e na vida de todos os cidadãos. Que assim seja!
O cidadão já está cansado de tanta roubalheira e safadeza de boa parte dos nossos políticos. Escândalos que vão se sucedendo e não se vê punição exemplar. Todos nós desde a tenra idade ouvimos falar em corrupção. A imprensa não fala que o político roubou, usam outros nomes. Quando é um pobre os programas policialescos do rádio e tv exploram a exaustão, humilham e denigrem a imagem da pessoa. Muitas das vezes são só acusados, não se provou que esse realmente cometeu o delito. Já quanto aos figurões da política é diferente. Os ladrões do erário público não são expostos mais violentamente. Só quando é um caso tão explícito como esse de Brasília. Os outros casos de corrupção foram denunciados pela imprensa e causaram repulsa da população, mas o do Distrito Federal causou repulsa em todos nós pela forma desavergonhada das negociatas e sem vergonhice explícita.
A corrupção é um mal que se deve combater e exigir da justiça mais rapidez na apuração e a devida punição. Reaver de volta todo o dinheiro público desviado, além de pagar pena trancafiado. Nepotismo também não deixa de ser uma variante da corrupção. Será que os parentes do governante de plantão são mais inteligentes e capazes que os outros cidadãos da cidade, estado ou união? Essa é a questão ética com o cuidado devido com o dinheiro do contribuinte.
Nós enquanto brasileiros que pagamos nossos impostos e encargos direitinho temos que nos policiar e não embarcar em vários momento do dia-a-dia que se caracterizam falta de ética. Quem nunca viu alguém furar a fila do banco ou outro que pede para o amigo pagar alguma conta por está bem a frente na fila? São casos muitos comuns que na hora a maioria não chia. A ética passa por todos esses casos e vai mais além quando não se vende o voto na época de eleição. Infelizmente fruto de favores muito político deixa o o eleitor "obrigado" a sufragar o nome dele. Muitas das vezes o cidadão poderia resolver no órgão competente, mas recorre ao político de plantão. No dia da eleição vende seu voto dessa maneira. Olha, acredito que a maioria dos eleitos hoje se encontra na situação de eleito devido a compra de votos, seja da maneira que for.
Toda eleição é o momento de mudar esse quadro. Muita gente não vota em quem hoje tem mandato. Mas podemos analisar os nomes expostos e verificar se realmente fizeram alguma coisa de importante. O que vão defender. Se vão ser a favor do trabalhador ou do empresário. Se acima de tudo são honestos. Acredito que a maioria da população é honesta e capaz. Ética na política e também em todos os setores da vida nacional. Viva o Brasil!

Nenhum comentário: