sábado, 6 de fevereiro de 2010

PELA EDUCAÇÃO O POVO SE LIBERTARÁ!


A escola tem uma difícil tarefa hoje em dia fruto de um sem números de projetos que seus profissionais tem que trabalhar junto com os alunos e/ou com a comunidade. Projetos que contemplem assuntos que vão da violência, sexualidade até a convivência entre nós seres humanos e o meio ambiente. Aquela escola que visava tão unicamente os conteúdos de cada disciplina parece que morreu. Não é que os conteúdos programáticos tenham sidos eliminados de sala de aula. Agora o professor procura passar os conteúdos de cada matéria e trabalhar assuntos pertinentes que citei acima. E hoje mais do que nunca a escola é talvez o único local de debate e exposição dos grandes problemas que aflige a juventude brasileira.

Acontece que em muitos lares brasileiros não há o diálogo franco e aberto entre pais e filhos. E com isso os problemas vão se avolumando e desemboca tudo isso nas nossas escolas. O governo não está nem aí. Com isso o povo se acha num mato sem cachorro. Sucateamento das escolas, baixos salários e o mais importante e mais preocupante é a progressiva desvalorização do professor. O professor procura heroicamente repassar seus conhecimentos e seus valores de vida que serve pra qualquer pessoa de uma forma que essa realidade seja revertida a médio prazo. Valores que a juventude deve estudar mais, ler, interpretar os grandes vultos da literatura nacional e internacional e o mais importante que sejam homens e mulheres com ética na vida a fora.

O que vemos na televisão e que reflete infelizmente na nossa sociedade é a verdadeira e cruel inversão de valores que a maioria dos pais e professores tanto combate. Simplesmente ao assistir um capítulo de uma novela ao lado de minha mãe e meu irmão fiquei com vergonha. A novela no seu enredo passa valores deturpados que não representa a maioria de nós e de nossas famílias. Por que não passa a verdadeira realidade do povo? A televisão deseduca. É um crime.

Nessa confusão toda os gestores da educação querem que a escola resolva o prolema da sexualidade precoce entre as adolescentes, gravidez na adolescência, problemática da AIDS, violência, drogas e o desajuste familiar, entre outros. Como a escola vai resolver esses e mais outros problemas? A realidade é mais embaixo. E muito complicada.

A escola não corre de sua missão e com todos problemas estruturais que persistem e a persegue, sobrevive e vai em frente levando ensino, aprendizagem e exemplos de amor pelo próximo. Trabalha todos esses problemas juvenis e aponta saídas que fatalmente no futuro serão resolvidos. Pra se resolver a problemática da educação a escola sempre procura envolver seus entes principais que são o professor, funcionário de escola, alunos e pais. A comunidade educacional tem que participar ativamente, pois assim a verdadeira cidadania se faz presente e cobrará a fatura aos nossos representantes eleitos. Pela educação o povo se libertará!
Imagem: Faculdade de Medicina de Barbalha(Ce) - Universidade Federal do Ceará, antigo prédio do Colégio Santo Antônio em que o blogueiro estudou.
Foto: Arimatéa

Nenhum comentário: