domingo, 28 de fevereiro de 2010

MEU CARIRI, TERRA BELA E DE MUITO POTENCIAL

O cariri é uma região privilegiada em praticamente todos os aspectos. Ao sair do cariri com destino a Fortaleza pude observar a diferença dessa região com outras regiões do estado do Ceará. É impressionante a beleza natural que encanta e enche os olhos de qualquer ser humano que possa ter a oportunidade de conhecê-la. As principais cidades Barbalha, Crato e Juazeiro do Norte praticamente já se juntaram. É tanto que já é uma região metropolitana. A região metropolitana do Cariri. Que cresce a passos largos, fruto do brio e valentia de seu povo, mesmo com enormes diferenças. Mas isso não impede o progresso do cariri em um todo. No final todos saem ganhando.
Juazeiro do Norte é a cidade do cariri que é mais conhecida no país devido as romarias em homenagem ao Padre Cícero. Figura central que fez do Juazeiro uma terra de progresso e muito trabalho para quem se deslocou para morar nessa terra. A religiosidade em torno do Padre Cícero torna o município o centro de peregrinação no nordeste brasileiro. Fato que transforma a cidade num polo de investimento de muita envergadura que só faz bem para toda a região do cariri. Pude ver in loco o quanto Juazeiro cresce e com isso toda região caririense acompanha esse desenvolvimento.

Barbalha(minha terra) é cidade conservadora em todos os aspectos, mas cresce e com o crescimento certos preconceitos vão sendo derrubados de forma acachapante. Já foi uma cidade industrial e atualmente vê-se o crescimento do comércio. As manifestações folclóricas tem o mês de junho como o ápice e transfomam Barbalha no centro de cultura e em louvores a Santo Antônio. Mas antes o início da festa se dá com o carregamento do Pau da Bandeira de Santo Antônio. Momento único de fé e cultura nacionalmente conhecido.
Crato sem sombra de dúvidas é a cidade da cultura e do conhecimento. Faz do cariri um polo irradiador de educação que transforma e influencia o pensamento de cidadãos do estado Ceará e mais dos estados vizinhos. Mas não é só isso. Tem um povo acolhedor e alegre que faz qualquer visitante dessa belíssima cidade se sentir em casa e ter a obrigação de fazer propaganda(da cidade do Crato) aonde estiver. A feira do Crato é famosa desde sempre. Desde pequenino ouço falar da importância econômica e cultural dessa feira. E é uma cidade belíssima que só orgulha seus filhos. Tem também um comércio pujante e em franco desenvolvimento.
Depois desse arrazoado, quero reforçar a ideia que o cariri tem potencial enorme para o turismo. Basta nos ater ao grande potencial da chapada do Araripe e seus recursos naturais e geográficos. As fontes de água que jorram a todo instante é um dos cartões postais. Além do pé da serra que tem uma beleza sem igual. O verde é o cartão de visita que impressiona e transforma o cariri numa terra de investimentos e oportunidades. Porém é necessário que esse desenvolvimento seja sustentável e que respeite o meio ambiente. Respeite-se o homem caririense que sobrevive e tira seus sustento da chapada do Araripe. Enfim, o cariri é uma região que tem tudo para crescer e fazer a verdadeira inclusão de todos os caririenses.
Fotos: José de Arimatéa dos Santos
Imagens de: Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha

2 comentários:

futebolcz disse...

Belas Matérias e um português invejável...continue sempre assim que seu Blog será muito visitado. Parabéns.
Muita sorte aí no Norte do País.
Jaildo.

José de Arimatéa dos Santos disse...

Meu caro Jaildo, muito obrigado! Suas palavras massageam e muito meu ego.
Abraços!