sexta-feira, 29 de maio de 2009

"NÃO TEM QUÍMICA"

Você já deve ter lido esta frase acima em algum lugar. É comum depararmos com produtos que apresentam a frase "não tem química" ou "sem química". Mas nós somos um produto químico. Nosso corpo é um laboratório que constantemente realiza variadas reações químicas. Reações que nos fazem andar, pensar, raciocinar, trabalhar, amar,... E em tudo que nos rodeia há produtos químicos. Do ar que respiramos a água que bebemos.
Mas a química é responsável pela poluição de rios e degradação do solo pelo uso excessivo de fertilizantes químicos. Sem falar no veneno usado nas lavouras. Tem também a queima de combustíveis fósseis que só aumentam a poluição ambiental.
Se pararmos para pensar e usar corretamente os recursos naturais fatalmente os produtos químicos deixarão de ser vilões do meio ambiente. É necessário o uso consciente e cuidadoso dos produtos químicos. Quando alimentamos em excesso, num bom almoço, o organismo naturalmente responde a altura.
Portanto, tudo tem química. O que vale é o uso e o trabalho consciente com os produtos da química. Como disse Lavoisier: "Na natureza, nada se perde, nada se cria; a matéria apenas se transforma".

Nenhum comentário: