sexta-feira, 1 de maio de 2009

DIA DO TRABALHADOR


É interessante sabermos a origem deste tão importante feriado. No dia 1º de maio de 1886, em Chicago, Estados Unidos, houve uma grande greve geral dos trabalhadores.

Os trabalhadores reinvidicavam a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas. Foram às ruas exigir melhores condições de trabalho. Nada mais justo. Mas dias depois conflitos entre manifestantes e polícia, resultaram na morte de trabalhadores. Os conflitos continuaram e

culminaram na morte de policiais. A situação se acirrou e em outros combates morreram 12 trabalhadores.

Na cidade de Paris, na França, através da Segunda Internacional Socialista no ano de 1889, foi instituído o 1º de maio como o dia do trabalhador. No Brasil, foi através de um decreto do presidente Artur Bernardes, em 1925, que regulamentou o feriado de 1º de maio.

Hoje com esta grande crise do capital, sindicatos no Brasil lutam pela preservação do emprego. As centrais sindicais, parlamentares que defendem os trabalhadores, propõem a redução da jornada de trabalho, sem diminuir salário e direitos trabalhistas. São reinvidicações históricas dos trabalhadores. Daí pode-se diminuir drasticamente o desemprego. Viva o TRABALHADOR.

Nenhum comentário: