domingo, 31 de maio de 2009

PAU DA BANDEIRA DE SANTO ANTÔNIO DE BARBALHA


Barbalha(Ce). A cidade amanhece diferente. Cheira a festa. As ruas principais estão enfeitadas com bandeirolas. Vai começar a Festa de Santo Antônio. Seu padroeiro. Pela manhã o movimento é na Igreja Matriz. Lá se encontra o povo e as várias manifestações culturais. Banda cabaçal, grupos de quadrilha, reizados, etc. Depois da missa tem-se a passeata com os vários grupos de folclore. Tudo isso que narrei é a lembrança minha de quando morava na cidade que nasci.

À tarde logo após o almoço já se escuta o espocar de foguetes vindos da mata. É de lá que dezenas de devotos de Santo Antônio carregam um grosso tronco de árvore nos ombros. Tudo isso regado a muita cachaça. "Cachaça do Senhor Vigário". Costume antigo trazido da europa. Mas que só foi adotado pela Igreja Católica no ano de 1928. Já são 81 anos de muita festa e religiosidade. Pois a Festa de Santo Antônio está começando. É em frente da Igreja Matriz de Santo Antônio que o Pau da Bandeira será fincado. A maior Festa de Santo Antônio no Brasil.

Este ano segundo o site http://www.radiocetama.com.br/ a previsão que mais de 300 mil pessoas acompanharão o inícicio das festividades a Santo Antônio. É um momento de muita cultura, religiosidade e muita fé. Viva o Pau da Bandeira Santo Antônio!

Nenhum comentário: