terça-feira, 6 de abril de 2010

REPRESENTANTES DO POVO


Os políticos de um modo geral arrotam que são representantes do povo, mas quando esse povo está a reivindicar seus direitos é uma dificuldade incrível. Se uma categoria profissional resolve paralisar suas atividades e reivindicar melhoria salarial logo vem o patrão e a justiça para abafar o movimento. Vê-se nisso tudo que quem está no poder tem um medo incrível da organização do trabalhador e logo procuram meios para acabar com o movimento através da ameaça. Parece que vivemos numa ditadura. Cá entre nós não deixa de ser uma tirania esse sistema capitalista que joga na marginalidade um grande número de cidadãos. O trabalhador não pode levantar sua voz que logo a força policial é acionada. Incrível a competência da polícia para reprimir movimentos sociais.

E quando as demandas do trabalhador chega aos parlamentares simplesmente eles ignoram e votam projetos, resoluções ou leis que dificilmente beneficiam o trabalhador. As centrais sindicais lutam por uma carga horária de trabalho de 40 horas semanais e se vê uma dificuldade incomensurável para esse projeto tramitar no Congresso Nacional. Não é de interesse da maioria do parlamento votar projetos como esses. Mas por que? Simples. A maioria dos representantes do povo é feita de empresários ou financiados por grandes corporações empresariais. A representação da maioria do povo é muito pouca.

Isso significa que quando um político diz ser ser representante do povo, devemos nos perguntar que povo ele representa. Empresário ou trabalhador? Ambientalista ou derrubador de florestas? Com isso vejamos o quanto é importante o nosso voto e em quem votamos pra nos representar. Sou trabalhador e como tal analisarei os candidatos, estudar sua vida e se tem ficha limpa. Tem pensamentos parecidos com os meus? Tem um discurso ético? Vai realmente defender o trabalhador? Quem financia esse candidato? São questionamentos que todo cidadão deve fazer antes de votar. E o mais importante: eleito deve ser acompanhado diariamente, saber como ele vota e se presta contas do seu mandato. Portanto, grande é a nossa responsabilidade neste ano de eleições. Vamos eleger quem realmente vai nos representar. Nós, o povo.
Imagem: Câmara Municipal de Santa Luzia doOeste, Ro
Foto: José de Arimatéa dos Santos

2 comentários:

Prof. Adão Marcos Graciano Dos Santos disse...

Com certeza a populaçao tem que acompanhar o trabalho dos vereadores.

José de Arimatéa dos Santos disse...

Lembrar em que votou na última eleição e cobrar promessas de campanha, palanques. Exigir trabalho. Quem paga os políticos somo nós simples mortais.